Colunista fala sobre recepção aos calouros na Veterinária

João Paulo Lotufo ministra palestra para os ingressantes sobre o uso de drogas na vida universitária

27/02/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 02/09/2019 as 9:24

Logo da Rádio USP

Na coluna de hoje, o dr. João Paulo Lotufo fala sobre a recepção aos calouros na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Há 6 anos, ele ministra uma palestra nessa unidade, na qual trata do assunto do álcool e de outras drogas na vida universitária. Os pais dos alunos ingressantes participam da cerimônia de recepção, o que evita que o trote seja violento. Segundo  ele, grande parte dos alunos que vem do ensino médio já experimentou álcool, tabaco e maconha; portanto, o primeiro contato não acontece na Universidade.

Para o doutor, é fundamental dizer que não é todo mundo que utiliza  drogas e que existe, sim,  uma dose segura de álcool para ingerir, mas a influência do grupo de amigos é um fator muito importante. Ele alerta para a presença que a família deve ter na vida do aluno e também diz que a espiritualidade, as atividades culturais (esporte, teatro, coral) e as sociais (trabalhos voluntários) também possuem muita importância para uma vida universitária saudável.