EACH inaugura Estação de Tratamento de Esgoto

27/03/2009 - Publicado há 15 anos

A Estação de Tratamento de Esgoto da EACH, que será inaugurada no dia 30 de março (Foto: Divulgação)

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) inaugurará, no próximo dia 30 de março, sua Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para produção de água de reúso.

A Estação terá a capacidade de tratamento de esgoto de 100 metros cúbicos/dia, que são gerados pelo consumo diário de água potável nos prédios da EACH, nos três períodos de funcionamento da Escola.

Segundo o diretor técnico do Serviço de Gestão Ambiental da Coordenadoria do Campus da Capital, José Eduardo de Sá Sonnewend, a água de reúso produzida terá como parâmetro mínimo a decomposição de 90% da matéria orgânica presente no esgoto e receberá, em sua fase final, um processo de desinfecção por cloração, tornando possível sua utilização na irrigação de áreas verdes e lavagens de pisos.

“Com esse processo, haverá uma redução significativa no consumo de água tratada e, o mais importante, os 100 m3/dia de esgoto tratado e reutilizado, deixará de ser lançado, na forma bruta, na rede de coleta da concessionária, preservando o meio ambiente”, afirma.

Outro benefício importante apontado por Sonnewend é que os professores e alunos dos cursos de Gestão Ambiental e Licenciatura em Ciências da Natureza da EACH poderão utilizar didaticamente a Estação de Tratamento como campo de pesquisa e laboratório.

A cerimônia de inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto da EACH terá início às 9h45. A Escola está localizada à avenida Arlindo Bettio, 1000, em Ermelino Matarazzo, em São Paulo.