Amazônia é tema de livro editado pela Edusp, que será lançado hoje, em São Paulo

24/03/2009 - Publicado há 15 anos

Nesta terça-feira, dia 24 de março, será promovido o lançamento do livro Amazônia: Natureza e Sociedade em Transformação, organizado por Mateus Batistella, Emilio F. Moran e Diógenes S. Alves e editado pela Editora da USP (Edusp).

O evento será realizado das 18h30 às 21h30, na Livraria da Vila, e contará com a presença dos professores e organizadores que participam da obra.

O livro Amazônia: Natureza e Sociedade em Transformação tem como foco a floresta amazônica, sobre a qual identifica as vulnerabilidades e indica estratégias de adaptação essenciais para o futuro da região Amazônica. Aborda a questão das “Dimensões Humanas” no Programa de Grande Escala de Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), discute trajetórias, cenários e modelos para a Amazônia a partir de diferentes enfoques metodológicos e aspectos institucionais.

Mateus Batistella é pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite, docente permanente da Unicamp e da Universidade Federal do Pará, e pesquisador visitante da Indiana University; Diógenes S. Alves é pesquisador titular da Divisão de Processamento de Imagens e docente do Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); e Emilio F. Moran é docente catedrático de Antropologia, Geografia e Ciências Ambientais da Indiana University.

É a segunda obra da Coleção Ciências Ambientais, lançada pela Edusp. O primeiro, Dimensões Humanas da Biosfera-Atmosfera na Amazônia, de Wanderley Messias da Costa, Bertha Becker e Diógenes Salas Alves, ganhou o Prêmio Jabuti em 2008.

A Livraria da Vila fica à Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena, São Paulo. Para mais informações, o telefone de contato é 11 3814-5411.