Na USP em Lorena, enigmas de ciência estimulam aprendizado de alunos

Desafio do Conhecimento contou com a participação de estudantes do ensino fundamental e médio do Vale do Paraíba

21/12/2017 - Publicado há 6 anos
Estudantes do ensino fundamental durante prova prática do Desafio do Conhecimento – Foto: Simone Colombo Lopes/EEL

.
Aprender ciências por meio da curiosidade e enigmas. Essa foi uma das propostas do Desafio do Conhecimento, organizado pela Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP para alunos do ensino fundamental e médio da região do Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo. Dividido em duas fases, a competição teve a participação de 1.076 estudantes de escolas públicas e privadas de 17 cidades.

Na primeira etapa, os competidores foram submetidos a dez desafios on-line relacionados à história e aos aspectos sociais da ciência. Foram 210 selecionados para a segunda fase, que contou com uma prova prática e outra teórica. Na prática, os estudantes foram divididos em grupos. Assim, alunos de diferentes escolas e cidades tiveram de trabalhar juntos para alcançar o mesmo objetivo.

Para os matriculados no ensino fundamental, o objetivo era construir, num intervalo de tempo definido, um arco-íris utilizando água, açúcar e corantes em um copo. Para os matriculados no ensino médio os estudantes tiveram que projetar e construir uma embarcação que suportasse a maior quantidade de carga utilizando papel alumínio.

Após a prova prática os estudantes realizaram uma prova com dez questões que contemplaram, de modo multidisciplinar, as disciplinas de física, química e biologia.

“A ideia do desafio era divertir e estimular os jovens a buscar conhecimento com enigmas de ciência. Ficamos felizes em ver que muitos alunos de escolas públicas se classificaram e trabalharam com outros colegas, isso também faz parte do processo de aprendizagem. Espero que essa curiosidade de resolver questões que o desafio despertou nesses jovens seja preservada”, disse Thiago Cabral, um dos preparadores das provas.

[cycloneslider id=”usp_lorena”]

.
Ele salientou, ainda, que a competição mostra aos jovens que todos podem ter acesso à USP, uma das melhores universidades do mundo. No dia 12 de dezembro, ocorreu a cerimônia de entrega dos certificados aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio que conquistaram as melhores classificações no Desafio do Conhecimento.

A competição integrou a Semana USP de Ciência e Tecnologia da Escola de Engenharia de Lorena (EEL), realizada entre 23 e 29 de outubro. Outras atividades realizadas pela EEL foram a Exposição Matemática Sem Medo, o Show de Ciências e o Simpósio do Ensino de Ciências.

As atividades foram coordenadas pela professora Sandra Giacomin Schneider e pelo professor Carlos Yugiro Shigue. “Ficamos muito satisfeitos com os resultados desse evento. Estamos comprometidos com o que fazemos e gostamos do que fazemos, queremos contagiar cada vez mais pessoas através deste projeto de disseminação da ciência”, lembrou Sandra. “Isso nos motiva a conduzir essas atividades que, este ano, conseguimos expandir para fora de Lorena. Queremos incentivar, ano a ano, novos talentos a seguir pelos caminhos da ciência”, salienta Shigue.

Texto adaptado de Simone Lopes/Assessoria de Comunicação da EEL