Materiais recicláveis sustentam muitas famílias

Além dos benefícios ao meio ambiente, cooperativas de reciclagem geram empregos

 08/11/2017 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 16/02/2018 as 14:11
Por

O programa Ambiente É o Meio desta semana traz entrevista com Anderson Nassif, presidente da Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Orlândia (Cooperlol).

A Cooperlol, cidade do interior do Estado de São Paulo, foi criada por um grupo de catadores de materiais no lixão do município. Esses catadores retiravam do local o sustento da família e com o fechamento do lixão ficaram desempregados. Com apoio da Prefeitura Municipal da cidade buscaram uma nova ocupação e fundaram a Cooperlol.

Com a experiência na cooperativa, Nassif traz alguns alertas para a população, como a necessidade do cidadão separar o lixo corretamente, atitude que contribui com o meio ambiente e garante o sustento de muitas famílias.

O presidente da cooperativa lembra que o Brasil é líder mundial no reprocessamento de latinhas de alumínio e garrafas PET. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abraltas), o País recicla cerca de 250 mil toneladas de latas de alumínio para bebidas por ano.

Por: Vitória Junqueira


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.