Selo Verde da USP: reconhecimento às empresas preocupadas com o meio ambiente

19/12/2008 - Publicado há 15 anos

(Crédito da foto: Ernani Coimbra)(da esquerda para direita), a diretora do CCE, Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho; o diretor comercial da Itautec, Carlos Maurício Guizelli; e a reitora da USP, Suely Vilela, na cerimônia de lançamento do Selo VerdeO Centro de Computação Eletrônica da Universidade de São Paulo (CCE-USP), com o apoio da Coordenadoria de Tecnologia de Informação (CTI), lançou, no dia 17 de dezembro, o Selo Verde da USP, um reconhecimento concedido às empresas da área de tecnologia cujos produtos sejam ambientalmente sustentáveis.Esta primeira série de Selos Verdes foi concedida à Itautec pelo lote de mais de dois mil computadores, entre laptops e notebooks, fornecidos para a Universidade, atestando que as máquinas estão em conformidade com a diretriz européia RoHS, que prevê a não-utilização de insumos tóxicos ao meio ambiente na fabricação de equipamento, além de apresentar maior eficiência energética.Além dos computadores, o Selo Verde também poderá ser aplicado em outros equipamentos eletrônicos, como impressoras e switches (usados na conexão de computadores em rede).“Temos certeza de que este processo firmado entre a USP e a Itautec abre precedentes para que outras instituições adotem como condição, em suas licitações e concorrências, a preocupação real com o meio ambiente”, afirmou a diretora do CCE, Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho, que fez uma apresentação sobre o trabalho desenvolvido pela Comissão de Sustentabilidade do Centro, responsável pela criação do Selo Verde, durante a cerimônia de lançamento.A Comissão foi implantada em 2007 e desenvolve, dentre suas ações, o tratamento de lixo eletrônico. “Em junho, coletamos, apenas no CCE, cinco toneladas de lixo eletrônico, entre hard disks, drivers, PCs, teclados, impressoras e mouses”, destacou. Segundo ela, a proposta é a de criação de um Centro de Descarte e Reciclagem Sustentável, em parceria com o Massachussetts Institute of Technology (MIT), que expanda esse trabalho para outras Unidades da USP. O CCE receberá, em janeiro, cinco pesquisadores do MIT para o desenvolvimento do projeto, que contará com a parceria da Agência USP de Inovação.Para a reitora da USP, Suely Vilela, “ambas as iniciativas, criação do selo verde e implantação de um Centro de Descarte e Reciclagem Sustentável, destacam-se pelo pioneirismo em relação a órgão público e de ensino superior no Brasil”. A reitora enfatizou a importância do esforço conjunto do CCE com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI), que permitiu a aquisição dos computadores e notebooks verdes da empresa Itautec, “que tem trabalhado visando ao atendimento dos requisitos internacionais de produção sustentável”.