USP coordenará quase 50% dos Institutos de Ciência e Tecnologia em São Paulo

01/12/2008 - Publicado há 15 anos

A Universidade de São Paulo (USP) será a sede de 17 Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), dos 36 aprovados no Estado de São Paulo. Os Institutos são centros de produção científica e tecnológica de ponta que atuarão em rede com instituições em todo o Brasil. O programa é desenvolvido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

No Brasil, a USP é a única instituição de ensino superior a sediar esse número significativo de institutos. Em relação à região Sudeste, a Universidade tem 27,4% da participação no número total de institutos aprovados. Além disso, pesquisadores da Instituição também atuarão em INCTs de outros Estados.

Cada instituto da Universidade trabalhará com um tema específico, oferecendo aos pesquisadores a possibilidade de desenvolver projetos e aplicações na fronteira do conhecimento, abarcando todas as áreas, dentre elas, células-tronco, biotecnologia, imunologia, astrofísica, óptica e fotônica e estudos sobre a violência e da metrópole. Os investimentos nos 17 institutos da USP são da ordem de R$ 92 milhões. No Estado de São Paulo, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (FAPESP), serão investidos mais de R$ 185 milhões.

“Os institutos aprovados refletem a qualidade da pesquisa desenvolvida na Universidade de São Paulo e o seu comprometimento com temas estratégicos, de ciência e tecnologia, para o país”, ressalta a reitora da USP, Suely Vilela.

Para a pró-reitora de Pesquisa, Mayana Zatz, os recursos investidos e a possibilidade de trabalho em rede são dois fatores de destaque em relação ao programa. “Foram reconhecidos os centros de excelência, que podem crescer e disseminar o conhecimento para outros centros do Brasil e do exterior”, considera.

Clique aqui e confira os projetos aprovados dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia na USP.