Projeto que avalia relação entre TDAH e rendimento educacional busca voluntários

Podem participar da pesquisa do Instituto de Ciências Biomédicas da USP indivíduos com ou sem TDAH, maiores de 18 anos e moradores da Região Metropolitana de São Paulo

 13/04/2023 - Publicado há 1 ano
Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

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O Laboratório de Genômica Fisiológica da Saúde Mental do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP está em busca de voluntários para um estudo cujo principal objetivo é avaliar o impacto de condições socioeconômicas na conexão biológica entre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e o rendimento educacional.

Podem participar da pesquisa indivíduos com ou sem TDAH, maiores de 18 anos e moradores da Região Metropolitana de São Paulo. Interessados devem enviar e-mail para tdahbrasil@usp.br. A partir desse contato, a equipe do projeto dará seguimento com o protocolo de pesquisa.

No estudo, o voluntário participará das seguintes etapas: assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido; entrevista on-line de autorrelato, na qual ele será interrogado sobre aspectos socioeconômicos e gerais de saúde física e mental; coleta de sangue na USP (campus Cidade Universitária, em São Paulo); reavaliação do diagnóstico de TDAH com um profissional médico especialista.

A pesquisa poderá contribuir para o entendimento da neurobiologia envolvida no TDAH, na busca por novos alvos moleculares e novos tratamentos. Além disso, é uma oportunidade para estudar em larga escala populações muitas vezes negligenciadas em estudos genômicos, como a brasileira.

O projeto é coordenado pelo professor Diego Rovaris, responsável pelo laboratório, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). 

Para mais informações escreva para o e-mail tdahbrasil@usp.br.

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Texto adaptado da Agência Fapesp


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