História da moda é tema de lançamento no Portal de Livros Abertos da USP

Trabalho é uma investigação sobre as fontes de estudo da indumentária e da moda

 10/10/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 21/08/2018 as 17:00

Acaba de ser disponibilizada no Portal de Livros Abertos da USP a obra Para documentar a história da moda: de James Laver às blogueiras fashion, escrita por Fausto Viana, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

O trabalho é uma investigação sobre as fontes de estudo da indumentária e da moda, transitando pelo passado, presente e futuro das possibilidades de pesquisas de trajes, percorrendo registros de informações e indagações que contam uma trajetória a abarcar desde múmias a redes sociais e blogs, tudo isso ilustrado com um farto material iconográfico.

Entre as questões fundamentais analisadas pelo autor estão as razões para se estudar a história da moda e da indumentária; moda como cultura, e as definições que separam os termos moda, traje e indumentária. Além disso, o livro traz diferentes opiniões de estudiosos do tema, com destaque para o especialista em moda e traje, curador de museus e escritor, James Laver, aqui como ponto de partida para se contar a história da moda até os dias atuais.

O livro completo pode ser baixado neste link.

Com informações de Margareth Artur / Portal de Livros Abertos da USP

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.