USP assina convênio com universidades mexicanas

30/10/2008 - Publicado há 15 anos

(da esquerda para direita) O diretor de Relações Internacionais do Estado de Nuevo León, Carlos Medina; a reitora da USP, Suely Vilela; e o governador da Província de Nuevo León, José Natividade Gonzáles Páras (Crédito da foto: Ernani Coimbra)

No dia 29 de outubro, em evento realizado no Salão de Atos, no prédio da Reitoria, a USP assinou dois convênios de cooperação acadêmica com instituições mexicanas: a Universidad Autônoma de Nuevo Léon e o Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey. A cerimônia contou com a presença do governador da Província de Nuevo León, José Natividade Gonzáles Páras, do cônsul-geral do México em São Paulo, Salvador Arriola Barrenechea, da reitora da USP, Suely Vilela, e de dirigentes e representantes das três universidades.

O acordo estabelecido com a Universidad Autônoma de Nuevo Léon prevê, dentre outros pontos, o intercâmbio de docentes, pesquisadores e estudantes, a organização de eventos científicos e culturais e o compartilhamento de cursos e disciplinas. Além disso, está prevista também a promoção de um projeto conjunto entre a Facultad de Economia daquela Universidade e o Observatório do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. O objetivo desse projeto é o de aprofundar o conhecimento sobre a presença internacional das empresas mexicanas e brasileiras nos fluxos internacionais de capitais e de comparar as experiências recentes dos dois países.

Já o convênio acadêmico assinado entre a USP e o Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey tem por objeto a cooperação acadêmica em todas as áreas do conhecimento para a promoção do intercâmbio de docentes, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação e membros da equipe técnico-administrativa das respectivas instituições.

No evento, a reitora da USP, Suely Vilela, destacou a importância do apoio do Governo de Nuevo Léon e do Consulado do México em São Paulo para o fortalecimento da cooperação entre as universidades e acrescentou que “as áreas estratégicas de atuação da USP têm grande similaridade com as das universidades mexicanas”.

Para o governador de Nuevo León, José Natividade Gonzáles Páras, a partir desses convênios será possível o estabelecimento de vínculos para estudo e pesquisa em várias áreas do conhecimento, como bioenergia e agricultura, por exemplo.