Frequentadores dos bandejões podem comprar créditos pelo celular

A aquisição dos créditos para os restaurantes universitários pode ser feita também pela internet ou celular

06/09/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 12/09/2017 as 22:02
O Restaurante Central, localizado na Cidade Universitária, serve diariamente cerca de 6 mil refeições (Foto Marcos Santos/USP Imagens)

Já está à disposição de toda a comunidade USP o Rucard 2.0, o sistema eletrônico para aquisição de créditos e acesso aos restaurantes universitários (bandejões). Entre as novidades do novo sistema está a possibilidade de o usuário comprar créditos pela internet, ou pelo aplicativo Cardápio USP para celular, e efetuar o pagamento por meio de boleto bancário.

A demanda por uma atualização do sistema partiu da Superintendência de Assistência Social (SAS), que administra tanto os restaurantes universitários próprios como os terceirizados. Para o superintendente de Assistência Social, Fábio Müller Guerrini, “além de diminuir consideravelmente as filas nos nossos pontos de recarga, o novo sistema trouxe como vantagens adicionais a agilidade, a diminuição dos problemas causados pela falta de troco e de segurança, o controle do acesso e a possibilidade de extrair relatórios gerenciais”.

A primeira versão do Rucard foi desenvolvida em 2008 e permitia que os usuários dos restaurantes universitários comprassem créditos virtuais para as refeições, que ficavam armazenados na carteirinha da USP. Desenvolvido pela equipe do Centro de Tecnologia da Informação “Luiz de Queiroz” (CeTI-LQ), o sistema trouxe como grande benefício a diminuição das filas e um maior controle sobre fraudes, mas tinha o inconveniente de manter os créditos atrelados à carteirinha, causando transtornos nos casos de perda ou furto do documento.

Na versão Rucard 2.0, o armazenamento dos créditos é feito diretamente no sistema corporativo da Universidade (Foto Marcos Santos/USP Imagens)

A versão Rucard 2.0 corrigiu esse problema. Agora, o armazenamento dos créditos é feito diretamente no Banco de Dados corporativo da Universidade, vinculado ao número USP, o que propicia maior segurança ao processo. “Na versão 2.0, o pagamento pode ser efetuado também por boletos bancários e o crédito passou a ser em reais e não em créditos de refeição, o que tornou possível incluir o café da manhã, que tem um valor diferenciado do almoço e do jantar. Outra vantagem foi a inclusão dos leitores de QR-Code e código de barras no sistema, em adição aos leitores de cartão Mifare. Essa nova característica foi essencial para atender os alunos ingressantes que recebem, inicialmente, carteirinhas provisórias de papel com código de barras”, explica a assistente técnica de Direção do CeTI-LQ, Ana Cláudia Camargo Ruffini.

“A STI sempre trabalha em parcerias para viabilizar sistemas que melhorem o desempenho dos órgãos acadêmicos e administrativos da Universidade. No caso do Rucard 2.0, conseguimos vencer a barreira tecnológica da dependência do dispositivo físico (no caso, a carteirinha USP) para armazenar os créditos dos usuários. Com esta nova versão Rucard 2.0, o controle de crédito é feito na interNuvem USP. Isso permitirá avançar para os próximos passos, que incluem a digitalização da carteirinha USP e a transferência de créditos sem a necessidade de boleto bancário”, ressaltou o superintendente de Tecnologia da Informação (STI), João Eduardo Ferreira.

De acordo com a SAS, em períodos normais de aula, são servidas aproximadamente 12 mil refeições diárias em todos os campi da Universidade. O valor das refeições é subsidiado para todos os alunos regularmente matriculados e custa R$ 2,00 a refeição e R$ 0,50 o café da manhã. Para funcionários e visitantes credenciados, o valor da refeição é de R$ 15,00.

Para efetuar a compra dos créditos, o usuário precisa entrar no sistema Rucard ou no aplicativo Cardápio USP (disponível para download e atualização nas lojas App Store e Google Play) e efetuar uma compra no valor entre R$ 20,00 e R$ 200,00. O sistema gerará um boleto bancário que deverá ser pago em até três dias úteis. Os créditos estarão disponíveis em até 48h após o pagamento.

Clique aqui para mais detalhes sobre como gerar os créditos pela internet ou pelo aplicativo Cardápio USP.