Novo tratamento para leucemia precisa ser visto com cautela

Professor comenta resultados de nova terapêutica que estimula células do paciente a destruir células da doença

 30/08/2017 - Publicado há 7 anos
Por
Logo da Rádio USP
Foto: SGT Johnson / Força Aérea Brasileira via Flickr – CC

O professor Vanderson Rocha, coordenador do Serviço de Hematologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), analisa os resultados de estudo realizado por pesquisadores americanos sobre novo tratamento para a Leucemia Linfocítica Crônica (LLC), a mais comum entre os adultos – o texto completo da pesquisa pode ser lido aqui. O tratamento consiste em alterar geneticamente as células imunes do paciente para, conforme o professor explica, estimulá-las a destruir as células da leucemia.  

A pesquisa, realizada com 24 pacientes afetados pela LLC que não tinham respondido a outras terapias, demonstrou que o tratamento foi bem sucedido em 71% dos casos. Apesar de afirmar tratar-se  de resultados animadores, o professor alerta para a necessidade de vê-los com paciência e cautela. “São somente 24 pacientes, são estudos ainda bem preliminares”, pontua.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.