De onde vem a beleza de Vênus, o planeta brilhante

Depois da Lua, Vênus é o objeto mais luminoso do céu noturno, atingindo o brilho máximo horas antes do amanhecer ou após o pôr do sol

 11/08/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

Em sua coluna semanal na Rádio USP, o professor João Steiner abordou aquele que é chamado de planeta brilhante, Vênus. Toda a luminosidade com que ele aparece para nós se deve ao fato de ficar mais próximo do Sol do que a Terra e, ao mesmo tempo, ser, entre todos o planetas, o mais próximo da Terra. Também conhecido como Vésper ou Estrela D’Alva, trata-se de um objeto que sempre exerceu grande fascínio na humanidade, mas um observador atento pode notar que, diferentemente das estrelas, cuja luz sofre cintilação, nos dando a impressão de que piscam, Vênus mantém seu brilho constante.

Conheça outros segredos de Vênus ouvindo “Entender Estrelas” no áudio acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.