Karin Hendrickson rege a Orquestra Sinfônica da USP neste sábado

Maestrina dos Estados Unidos estará à frente da orquestra em concerto neste sábado, dia 11, às 16 horas, na Cidade Universitária

Publicado: 09/05/2024
A regente Karin Hendrickson – Foto: Arquivo pessoal

A maestrina estadunidense Karin Hendrickson será a regente convidada do concerto que a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) fará neste sábado, dia 11, às 16 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, em São Paulo. O concerto – que faz parte do ciclo Esculpir o Tempo, da Osusp – terá a participação da violinista Priscila Rato, spalla da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), como solista convidada. O programa inclui três obras: a Abertura e Cena de Dança de Ariadne em Naxos (Op. 60), de Richard Strauss (1864-1949), o Concerto para Violino Número 1 em Sol Menor (Op. 26), de Max Bruch (1838-1920), e a Sinfonia Número 4 em Lá Maior, “Italiana” (Op. 90), de Feliz Mendelssohn (1809-1847).

A violinista Priscila Rato – Foto: Reprodução /Facebook

“Mal posso esperar para ter a oportunidade de partilhar o nosso trabalho com o público neste reencontro”, afirma Karin Hendrickson, em nota divulgada pela Osusp. “Eu me lembro da primeira vez em que estive à frente da orquestra como regente: eu tinha viajado de Londres como convidada para participar de masterclasses de regência no Brasil. A orquestra era a Osusp. Eram músicos maravilhosos, muito comprometidos com seu trabalho e conosco”.

Karin Hendrickson começou a estudar piano aos 3 anos de idade, como informa o site oficial da maestrina. Ela iniciou os estudos de regência na Universidade George Mason, em Virginia, nos Estados Unidos, e continuou se aperfeiçoando no Conservatório Peabody da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, em Maryland, também nos Estados Unidos. Concluiu sua formação na Royal Academy of Music, de Londres, na Inglaterra. Já atuou à frente de orquestras como a Sinfônica Nacional Belga, a Orquestra Sinfônica de Londres e a Filarmônica da BBC.

“Estou muito feliz e honrada em tocar pela primeira vez com a Osusp”, disse Priscila Rato, também segundo a nota da Osusp. “Uma orquestra fundada por ninguém menos que Camargo Guarnieri, um dos nossos maiores compositores de todos os tempos, certamente traz em sua jornada de 90 anos muita história, o que a torna uma instituição tão única e importante para o cenário musical brasileiro”.

Priscila Rato nasceu no Rio de Janeiro e iniciou os estudos em violino aos 8 anos. Ela é graduada em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e fez curso de extensão no International Menuhin Music Academy (IMMA), na Suíça, onde estudou ao lado de Liviu Prunaru e Maxim Vengerov, de acordo com o site da artista. “É spalla da Orquestra Sinfônica da Bahia há cinco anos e também integra a Orquestra Johann Sebastian Rio. Já atuou como violinista da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e violinista do Quarteto A Priori; como camerista, já realizou concertos com Jean Louis Steurmann, Erika Ribeiro, Cristian Budu, Fabio Martino e Leonardo Hilsdorf”.

O concerto da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) acontece neste sábado, dia 11, às 16 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri da USP (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. Os ingressos podem ser obtidos através da plataforma Appticket.