Percussionistas argentinos fazem concerto inédito na USP

O duo TA! otra percusión vai apresentar um repertório de músicas latinas, dentro de um projeto musical da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

13/05/2024 - Publicado há 2 meses
SKA e Santiago Kuschnir, integrantes do TA! otra percusión – Foto: Ricardo General

No dia 16 de maio, quinta-feira, às 13h, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP receberá o duo internacional: TA! otra percusión, formado pelos músicos argentinos SKA e Santiago Kuschnir, que estão se apresentando pela primeira vez no Brasil. Seu novo show, intitulado TA!LA, contará com músicas autorais e de outros artistas latinos.

A apresentação na USP integra uma série de shows e masterclasses de Percussão dos Andes e do Rio da Prata que o TA! otra percusión realizará no Brasil. Antes de chegar a São Paulo, onde serão realizadas duas apresentações na USP, eles irão tocar em Maceió e Minas Gerais.

O espetáculo TA!LA propõe, a partir da visão de seus músicos, um passeio pelos elegantes e ricos ritmos latino-americanos, tudo isso através das misturas de cuecas, mulambos, boleros e corridos. A proposta da apresentação é inserir o público em um momento de adrenalina e virtuosismo, remetendo a cores, texturas e sons.

A percussão é a protagonista nos shows do duo, que tem como proposta apresentar algo novo e único, a partir de uma espécie de diálogo que constrói entre diversos instrumentos e materiais. Somado a isso, os percussionistas apostam em jogos visuais e luminosos que permitem ao público uma experiência sensorial completa. Na apresentação, os músicos irão tocar as seguintes composições:

Norte Chico e Torodiablo, de TA! otra percusión
Chilenita 3, de Gabriel Matthey Correa/arr. TA!
Permiso Violeta, de Violeta Parra/arr. TA!
Malambo Kitsch, de Alberto Ginastera/arr. TA!
La mayor, de Facundo Negri
Malambe, de Carlos Passeggi, TA!NIQUILA, de Facundo Negri
Elegía para Lelaina, de Santiago Kuschnir

TA! otra percusión

O duo foi criado em 2014, em Buenos Aires, na Argentina, por SKA e Santiago Kuschnir, e foi vencedor do concurso Ibermúsicas, programa de cooperação dedicado ao setor musical ibero-americano, na modalidade de Auxílio ao Setor Musical para Circulação, em 2023. Além de seu país de origem, os músicos já estiveram no Chile e Israel para apresentações e festivais.

O concerto do duo argentino é parte do Música na BBM, projeto do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP), com curadoria do professor Eduardo Monteiro, que tem apoio e cessão da biblioteca.

O evento será realizado no dia 16 de maio, quinta-feira, às 13h, na sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin – Rua da Biblioteca, 21 – Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é gratuita para todos os públicos.

Poster de divulgação do concerto TA!LA na USP

*Estagiária sob responsabilidade de Eliete Viana