Unindo gerações e democratizando a música coral

Coralusp promove inclusão e diversidade cultural em série de ações

Publicado: 24/04/2024

O Coralusp tem sido um catalisador de inclusão e diversidade cultural, promovendo uma série de ações que visam enriquecer o panorama musical da comunidade em geral. Dentre suas ações, destacam-se a oferta de um bem cultural que apresenta um repertório coral diversificado, que abrange a música erudita de diferentes períodos da história, música tradicional de várias partes do mundo, além de canções da música popular brasileira de diferentes épocas e estilos.

A participação de pessoas de dentro e de fora da USP é democrática e inclusiva, com vagas abertas semestralmente para os seus 13 grupos, com uma oferta de horários e locais de ensaio que busca atender ao maior número de pessoas. Além de alunos, servidores e professores da Universidade de São Paulo, o Coralusp dá especial atenção ao fato de ser um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, e busca fortalecer os vínculos com a comunidade externa à USP, mediante a participação de um grande número de cantores que são da comunidade externa.

Outra característica do Coralusp é a convivência intergeracional que acontece nos grupos, e que permite uma constante e relevante troca de experiências. Além da vivência artística por meio de concertos, o aprendizado de teoria, percepção musical e técnica vocal a partir da prática da música vocal coletiva, faz do Coralusp um local gerador de novos músicos que, a partir da sua experiência no Coral, buscam a sua entrada numa carreira musical.

A extensão universitária também acontece na relação que se estabelece do Coralusp com o público. Os concertos do coral acontecem de forma gratuita e nos mais variados espaços, como teatros, igrejas, praças, escolas, hospitais, comunidades carentes, entre muitos outros. Dessa forma o Coralusp atinge pessoas que de outra maneira não teriam acesso ao canto coral. Importante também destacar os concertos institucionais que o coral realiza na Universidade de São Paulo, em congressos, simpósios, Semana de Prevenção de Acidentes, formaturas, Semana do Meio Ambiente, Feira das Profissões, concertos de natal e eventos culturais de diversas naturezas.

Merecem importante destaque os concertos em parceria com a Osusp, em que são apresentadas grandes obras do repertório Coral Sinfônico. Desta forma, o Coralusp desenvolve uma atividade artística plural e democrática, que dialoga com o seu tempo e com o espaço onde está inserido.

Para conferir a agenda completa de eventos do Coralusp, acesse:

Site: https://coralusp.prceu.usp.br/

Acompanhe o Coralusp nas redes sociais:

Instagram: @coralusp
Facebook: @coralusp