Vencedores do Prêmio Nobel debatem com estudantes o valor da ciência para a sociedade

Evento “Diálogo Nobel Brasil 2021”, com participação de estudante da USP, vai abordar a importância do conhecimento científico em momentos de crise; transmissão on-line será nesta quinta às 10 horas

07/04/2021 - Publicado há 3 anos
Foto: Divulgação / Fundação Nobel

.

A importância da ciência e do conhecimento científico para a sociedade e para a formação de políticas públicas, principalmente em momentos de crise, serão tema de diálogo nesta quinta, dia 8 de abril, entre dois ganhadores do Prêmio Nobel e 40 estudantes brasileiros de universidades de todo o País, entre eles a estudante da USP Ana Luísa Tibério. O evento O Valor da Ciência é promovido pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pela Nobel Prize Outreach, da Fundação Nobel, com transmissão a partir das 10 horas pela internet no canal do Youtube do Nobel Prize. Haverá tradução simultânea em português neste link.

Participam do encontro May-Britt Moser, laureada com o Prêmio Nobel de Medicina em 2014, e Serge Haroche, ganhador do Prêmio Nobel de Física em 2012, além de Adam Smith, diretor científico da Nobel Prize Outreach, como moderador. Na segunda metade da discussão, os laureados serão acompanhados por Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências, e Helena Nader, copresidente da Rede Interamericana de Academias de Ciências.

A estudante da USP Ana Luísa Tibério – Foto: arquivo pessoal

Após a primeira sessão, duas mesas-redondas, cada uma com um dos ganhadores do Prêmio Nobel, terão a participação dos estudantes universitários previamente selecionados — o objetivo do evento também é incentivar estudantes a ingressarem em carreiras científicas. De 170 inscritos, Ana Luísa Tibério, graduada pela Faculdade de Direito (FD) da USP e pós-graduanda em Ciências Criminais pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) foi uma dos 40 estudantes selecionados para participar do encontro e interagir com os pesquisadores. Ana Luísa também cursa a segunda graduação em Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

“Acredito que tenham me selecionado pelo envolvimento com atividades de ensino, pesquisa e extensão desde que entrei na USP em 2015, que perpassaram desde projetos em áreas de empreendedorismo social, de atendimento jurídico gratuito à população vulnerável e do setor público, até participação na Representação Discente e na gestão do Centro Acadêmico XI de Agosto e do DCE Livre da USP. Além disso, sempre conciliei essas atividades com um excelente desempenho acadêmico, bastante considerado no processo”, explica Ana Luísa.

A estudante da USP vai participar da mesa-redonda com o físico Serge Haroche e pretende questioná-lo sobre o papel do Estado no fomento à pesquisa e à produção científica nesse momento de grave crise gerada pela pandemia de covid-19 em todo o mundo. “Aqui no Brasil estamos sofrendo graves consequências pela irresponsabilidade do governo federal, que já realizou uma série de ataques às universidades e às agências de fomento e que diariamente perpetua um discurso negacionista, contra os avanços científicos, especialmente na área da saúde”, destaca a estudante. “Nesse cenário, acredito que seja essencial ouvir a opinião de um dos maiores nomes da ciência do mundo sobre essas questões”, conclui.

O evento do dia 8 de abril faz parte do encontro Diálogo Nobel Brasil 2022, que irá levantar questões prioritárias sobre o futuro da humanidade e reunirá vencedores do Prêmio Nobel, além de outras lideranças intelectuais. A iniciativa conta com o financiamento do Instituto Serrapilheira de fomento à ciência no Brasil e apoio do Ministério da Educação (MEC).

O Valor da Ciência – Diálogo Nobel Brasil 2021

Dia 8 de abril, quinta-feira, às 10 horas
Inscrições gratuitas: clique aqui
Transmissão em português: neste link