Jovens professores da USP são novos membros da Academia Brasileira de Ciências

Foram diplomados os professores Tiago Pereira da Silva, do ICMC, e Diogo de Oliveira Soares Pinto, do IFSC

14/03/2019 - Publicado há 5 anos
Diogo de Oliveira Soares Pinto (à esq.) e Tiago Pereira da Silva, na cerimônia de diplomação – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Os professores Diogo de Oliveira Soares Pinto, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), e Tiago Pereira da Silva, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), são os novos membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC), para o período de 2019 a 2023.

Anualmente, a ABC elege jovens cientistas de excelência, com menos de 40 anos, para integrarem a Academia por um período de cinco anos. A criação da categoria de membros afiliados tem por objetivo identificar e estimular jovens com grande potencial para a ciência.

A cerimônia foi realizada no dia 14 de março, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, no campus de São Paulo, durante um simpósio no qual o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e ex-reitor da USP, Marco Antonio Zago, proferiu conferência sobre o tema Medicina: Engenho e Arte. Os diplomados também apresentaram suas pesquisas no evento.

Professor doutor do IFSC desde 2013, Diogo de Oliveira Soares Pinto é graduado em Física (2003) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com doutorado em Física (2009) pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Suas pesquisas são principalmente em informação quântica, tendo contribuído para a caracterização de correlações quânticas em sistemas de ressonância magnética nuclear (RMN) e em materiais magnéticos. Dedica-se à melhoria de protocolos de estimativa de parâmetros a partir da teoria quântica (metrologia quântica) e se estende à geometria da informação, dinâmica de sistemas abertos e termodinâmica de sistemas fora de equilíbrio.

Tiago Pereira da Silva é professor associado do ICMC desde 2015. Obteve o bacharelado em Física (2004) pela USP, doutorado em Matemática (2007) pela Universidade de Potsdam, na Alemanha, e a livre-docência em Matemática (2015) pela USP. O tema central de sua pesquisa é o comportamento coletivo que emerge de forma espontânea em sistemas dinâmicos que interagem. Em particular, o foco de estudo é como a estrutura de interação infere com a dinâmica individual para gerar novos comportamentos dinâmicos.

(Da esq. p/ dir.) O vice-presidente da ABC, Oswaldo Luiz Alvez; o reitor da USP, Vahan Agopyan; e o diretor-geral do CNPEM, Antonio José Roque da Silva, na cerimônia de diplomação dos novos membros afiliados – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

“A produção do conhecimento e da ciência e a formação profissional são as principais ferramentas para o desenvolvimento da sociedade. Não há nenhuma nação no mundo que tenha se desenvolvido sem investimento pesado nessas duas áreas. Quero parabenizar os jovens pesquisadores, e novos membros da ABC, que nos dão esperança no futuro deste país”, destacou o reitor da USP, Vahan Agopyan, na cerimônia.

O vice-presidente Regional São Paulo da ABC, Oswaldo Luiz Alves, ressaltou que “hoje temos a oportunidade de festejar a ciência, a tecnologia e a inovação, aqui representadas pelos novos membros afiliados da Academia”.

Além dos docentes da USP, outros quatro jovens cientistas foram eleitos pela Vice-Presidência Regional São Paulo: Gustavo Silva Wiederhecker, Thiago Pedro Mayer Alegre e Rafael Vasconcelos Ribeiro, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Mateus Borba Cardoso, do Laboratório Nacional de Nanotecnologia, ligado ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).