USP em São Carlos tem disciplinas com aulas abertas para o público

Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP promove a iniciativa Aulas Abertas, que permite a qualquer interessado participar de aulas da graduação e da pós-graduação

03/08/2023 - Publicado há 12 meses
Público pode conhecer como é uma aula na USP pelo programa Aulas Abertas – Foto: 123RF

.
Denise Casatti*

Você tem curiosidade em descobrir como é uma aula dentro da USP? O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, tornou isso possível por meio do programa Aulas Abertas. A iniciativa do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística (SME) permite que qualquer cidadão assista a algumas aulas ministradas por professores do ICMC aos estudantes de graduação e de pós-graduação da USP. A participação é gratuita e não requer inscrição prévia.

O objetivo do programa é promover a aproximação do instituto com a comunidade, possibilitando que os participantes sintam na pele como é a vida acadêmica na USP e como são as aulas de um curso de graduação ou de pós-graduação, além de promover a interação com os alunos matriculados nesses cursos. Nas aulas abertas, o conteúdo das disciplinas é adaptado para facilitar a interação dos participantes com os professores e estudantes. Há uma descrição geral dos conteúdos que serão abordados durante a disciplina e explicações sobre sua importância para os estudantes ao longo do curso e da vida profissional.

A iniciativa é destinada a estudantes do ensino médio, vestibulandos, alunos de outras universidades, docentes, pesquisadores, aposentados e toda a comunidade da região. No início deste semestre, cujas aulas começam na próxima segunda-feira, 7 de agosto, há 14 aulas de graduação disponíveis, com duração de 50 minutos cada, além de duas aulas de pós-graduação.

Para participar de uma ou mais dessas aulas, basta comparecer no dia, horário e no local especificado, de acordo com a relação de disciplinas disponibilizadas para download nesses dois links: aulas de graduaçãoaulas de pós-graduação.

Data, horário e local das 14 aulas de graduação neste link
Data, horário e local das duas aulas de pós-graduação clique aqui
pelo e-mail sme@icmc.usp.br

.