USP em Piracicaba mostra ao público riqueza de espécies de árvores do campus Luiz de Queiroz

Atividades nos dias 11 e 25 de maio serão realizadas com linguagem acessível ao público e envolvem botânica, introdução à flora brasileira, identificação de plantas e cadastro de árvores

Publicado: 08/05/2024
Prédio Central da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
Palestras e vivências ao ar livre farão parte de uma jornada, nos dias 11 e 25 de maio, dedicada a explorar a riqueza das espécies arbóreas que compõem o Parque do Campus da USP em Piracicaba, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Por meio de atividades interativas, realizadas entre 9 e 12 horas, o evento busca apresentar ao público, de forma acessível e lúdica, a diversidade de árvores existentes na instituição. As palestras serão realizadas com linguagem compreensível a todos, independentemente da formação. Não é necessário fazer inscrição.

Cada dia do evento contará com três palestras breves, com duração de 20 minutos, e que abordarão os temas: introdução à flora brasileira, botânica geral aplicada à identificação de espécies vegetais, o cadastro das árvores do Parque da Esalq, além de uso de aplicativos de celular para armazenar, compartilhar e identificar espécies de plantas.

As palestras serão seguidas de uma pausa e de uma vivência de 1h30 chamada Caça às árvores!, conduzida por professores e alunos da Esalq no próprio Parque da Esalq, ao redor do Pavilhão de Horticultura. Os participantes receberão fichas com informações sobre as árvores a serem encontradas, abrangendo características dos órgãos vegetais, folclore, usos medicinais e culinários.

Ainda durante a atividade, todos poderão explorar como é feita a tomada de imagens usando o aplicativo gratuito Pl@ntNet (disponível para os sistemas Android e iOS), onde fica o armazenamento dessas imagens e como obter sugestões de identificação. Os participantes também serão instruídos sobre a melhor maneira de tornar essas imagens (órgãos vegetais de interesse, distância ideal da planta, iluminação e foco), visando à aplicação dos conceitos abordados durante as palestras.

O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP com a coordenação do professor Renato Augusto Ferreira de Lima, do Departamento de Ciências Biológicas da Esalq, e participação dos professores André Montanari Marques Pereira e Demóstenes Ferreira da Silva Filho.

Descobrindo as Árvores da Esalq
Dias: 11 e 25 de maio
Local: Parque da Esalq, ao redor do Pavilhão de Horticultura
Não é necessário inscrição.

.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar, da Divisão de Comunicação da Esalq