USP divulga aprovados em processo seletivo para ingresso de participantes de olimpíadas do conhecimento

Foram convocados 200 estudantes para a graduação em diversos cursos da USP; para garantir a vaga é necessário fazer a pré-matrícula virtual entre as 8h desta quinta, dia 15 de fevereiro, até às 16h da sexta, dia 16 de fevereiro

 14/02/2024 - Publicado há 2 meses

A Fuvest divulgou nesta quarta, dia 14 de fevereiro, o resultado da 1ª chamada do processo seletivo para o ingresso de estudantes brasileiros participantes de Competições do Conhecimento (olimpíadas) para preenchimento de 200 vagas adicionais da graduação da USP exclusivamente para o 1º semestre de 2024.  Confira neste link a lista da 1ª chamada. Os candidatos podem verificar sua classificação na área do candidato.

Os candidatos convocados devem realizar a pré-matrícula virtual entre as 8h desta quinta, dia 15 de fevereiro, até às 16h da sexta, dia 16 de fevereiro. O link de pré-matrícula é encaminhado no e-mail cadastrado no momento da inscrição. Durante o processo, o ingressante deve preencher um formulário eletrônico, além do envio da documentação exigida em formato digital (PDF, JPG, PNG, GIF). Em caso de dúvida, é possível consultar a Central Unificada de Matrículas da USP, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, pelos telefones (11) 3091-3403 e (11) 3091-3442, ou pelo e-mail centraldematriculas@usp.br.

Uma segunda etapa virtual consiste na efetivação de matrícula pelo candidato de 26 (às 8 horas) a 28 de fevereiro (até as 16 horas). As duas etapas (pré-matrícula e efetivação de matrícula) são obrigatórias e serão consolidadas apenas após a validação dos documentos.

Os candidatos que não foram convocados podem manifestar interesse em participar da lista de espera. Para participar é preciso fazer a manifestação na Área do Candidato das 8 horas do dia 26 de fevereiro até as 17 horas do dia 27 de fevereiro. A convocação dos aprovados em primeira chamada de lista de espera será realizada em 4 de março.

Auxílio estudantil

Após fazer a matrícula, os estudantes com dificuldades socioeconômicas podem se inscrever no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE), que disponibiliza o valor de R$ 800 mensais, pagos durante todo o tempo de realização do curso. Podem se inscrever no programa alunos com renda familiar per capita abaixo de 1,5 salário mínimo paulista, que não tenham concluído outra graduação na USP e que não recebem outro auxílio da Universidade.

Haverá dois períodos para inscrição: o primeiro período vai até o dia 16 de fevereiro, e o segundo período vai de 26 de fevereiro a 29 de março. As inscrições devem ser feitas pelo Portal de Serviços Computacionais da USP.

Para os alunos contemplados com vagas nas moradias estudantis da USP, o valor do auxílio é parcial, de R$ 300. A concessão dos auxílios depende da análise socioeconômica do candidato e, no caso de vaga em moradia estudantil, da disponibilidade de vagas de cada campus.

O edital do PAPFE 2024 pode ser consultado na página da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento neste link. Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, os alunos interessados devem entrar em contato pelo e-mail papfe.prip@usp.br.

Para mais informações, acesse www.fuvest.br.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.