Candidatos a uma vaga na USP já têm calendário para o novo vestibular

As inscrições para as provas da Fuvest devem ser feitas entre 10 de agosto e 18 de setembro; Manual do Candidato será divulgado no dia 3 de agosto

22/04/2020

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Estudantes que pretendem concorrer a uma vaga na USP já podem se programar com as datas para o novo vestibular. A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), responsável pelas provas do concurso, divulgou o calendário para ingresso em 2021. A taxa de inscrição é de R$ 182 e os candidatos que desejarem pedir redução ou isenção deste valor devem fazer a solicitação entre 15 de junho e 10 de julho de 2020, pelo site da Fuvest.

O manual do candidato será disponibilizado em 3 de agosto e as inscrições acontecerão entre 10 de agosto e 18 de setembro de 2020 também pelo site. Em novembro, no dia 29, acontece a prova da 1ª fase. Já as provas da 2ª fase serão aplicadas nos dias 3 e 4 de janeiro de 2021 e a primeira chamada de candidatos aprovados no concurso vestibular será divulgada em 22 de janeiro.

Podem participar do vestibular os estudantes que já concluíram ou vão finalizar o ensino médio ou curso equivalente em 2020, além de pessoas com diploma de curso superior oficial ou reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Quem não se enquadra nesses requisitos, como estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio, também pode prestar o exame. Neste caso, será na condição de “treineiro” e é apenas para avaliar conhecimentos, ou seja, a pessoa não concorre a nenhuma vaga.

No último concurso, para ingresso em 2020, a USP ofereceu 11.260 vagas em seus cursos de graduação, das quais 8.317 foram destinadas para seleção pelo vestibular da Fuvest.

Como é a prova?

Na primeira fase do vestibular, há uma prova com 90 questões de múltipla escolha sobre o conteúdo de várias disciplinas: biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química (algumas interdisciplinares). Na segunda fase, são aplicadas duas provas: a primeira com 10 questões de português e redação; e a segunda prova com 12 questões sobre duas a quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida.

Há ainda provas de habilidades específicas para quem optar pelos cursos de Música, de Artes Visuais ou de Artes Cênicas (cada curso tem um calendário próprio).

Outras formas de ingresso

A prova organizada pela Fuvest é responsável por selecionar a maior parte dos alunos de graduação da Universidade, mas, além dessa prova, os candidatos a uma vaga na USP contam com mais duas opções:

Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – é um sistema gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) onde os alunos concorrem às vagas oferecidas por universidades públicas e são aprovados conforme a pontuação obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).  Em 2020, a USP ofereceu 2.830 vagas em vários cursos pelo Sisu.

Competições do conhecimento – permite o ingresso sem vestibular, exclusivo para alunos brasileiros, concluintes do ensino médio e que tenham sido premiados há, no máximo, dois anos em uma das competições do conhecimento definidas pelas unidades. A seleção é feita de acordo com um sistema de pontuação que tem como base a medalha obtida pelo aluno na competição. As olimpíadas nacionais e internacionais aceitas para seleção e a pontuação mínima são nas áreas de Matemática, Física, Biologia, Química, Astronomia, Informática e Robótica. Em 2020, para essa modalidade, foram oferecidas 113 vagas em 60 cursos de graduação da Universidade.
.

Mais informações: https://www.fuvest.br

Calendário do vestibular Fuvest 2021

Confira as principais datas do vestibular para ingresso na USP