Arte sobre fotos: George Campos / Freepik

USP dá as boas-vindas aos novos alunos

Ingressantes de 2021 começam o ano letivo nesta segunda, 12 de abril, com atividades on-line durante a Semana de Recepção aos Calouros

09/04/2021

Redação

Mais de onze mil novos estudantes iniciam o ano letivo na USP a partir desta segunda-feira, dia 12 de abril, nos diversos cursos de graduação da Universidade. Num momento difícil para todos, devido à pandemia e ao distanciamento social, os ingressantes poderão contar com atividades on-line de integração durante a Semana de Recepção aos Calouros. Neste período, palestras, bate-papos com egressos e dirigentes, conversas sobre os cursos e a vida universitária, tudo pela internet, vão garantir orientação e acolhimento mesmo a distância. Cada unidade organiza sua própria programação, que pode ser consultada pelos alunos nos sites e redes sociais das faculdades ou neste link.

A Universidade também promove a Campanha de Recepção aos Calouros, material de divulgação criado pelos próprios alunos que tem neste ano o tema “A USP transforma você transforma a USP”. O objetivo do material é incentivar a integração entre ingressantes e veteranos e transmitir os valores cultivados pela Universidade: humanismo, excelência, universalismo e solidariedade.

Material da Campanha de Recepção aos Calouros 2021 [clique para ampliar] - Imagens: PRG USP

Os materiais também divulgam o Disque-Trote, canal de atendimento para os calouros que se sentirem vítimas de agressão ou constrangimento, dentro ou fora do âmbito da Universidade. Nesse caso, é possível fazer a denúncia de segunda a sexta, das 9 às 21 horas por meio do telefone 0800-012-1090, do e-mail disquetrote@usp.br e também pelo aplicativo disponível na Google Play e na APP Store. O trote é proibido na USP desde 1999 e toda manifestação de recepção a novos alunos, em todos os campi, deve estar integrada à Semana de Recepção aos Calouros. 

MENSAGEM DO REITOR

Em vídeo, o reitor Vahan Agopyan dá as boas-vindas aos novos alunos da Universidade em 2021

Mensagem do pró-reitor de graduação

Edmund Baracat

Benvindx à USP!

Pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat - Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

Este momento é muito especial para você e também para a USP!

Apesar do momento delicado que atravessamos, procure aproveitar tudo o que nossa Universidade oferece, em todos os aspectos.

Aqui você terá a oportunidade de crescer intelectualmente e também como pessoa.

Você agora faz parte da USP!

Você ajuda a transformar a USP!

Confira, a seguir, algumas dicas para se integrar à vida universitária nos primeiros dias:

Participe dos eventos da Semana de Recepção

Os eventos na Universidade são momentos importantes para conhecer pessoas e fazer novos amigos. A Semana de Recepção, com suas várias atividades, é a primeira oportunidade de contato. Confira a lista de atividades por Unidade aqui e aproveite.

Conheça os grupos da sua unidade

Atlética, Centro Acadêmico, Coletivo, Empresa Júnior, além de grupos de música e de leitura. Há muitas oportunidades para você se integrar a um grupo de afinidade. Converse com os veteranos e saiba quais grupos existem na sua unidade.

Frequente a vida cultural que a Universidade oferece

Há amplas possibilidades para formação cultural dos alunos da USP, através dos museus e institutos de artes, de literatura e de ciências, do teatro, da música orquestral e coral, além do cinema da Universidade. Acompanhe a programação e exposições on-line pelo site e redes sociais destes órgãos da USP.

Além das Unidades de ensino, alguns museus promovem atividades para os calouros. O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), por exemplo, vai promover duas lives para mostrar as oportunidades bolsas e estágios na instituição que contribuem para a formação dos graduandos. O evento é gratuito, porém é necessária a inscrição prévia neste link. A transmissão será pelo Canal do MAE no Youtube nos dias 13 de abril, das 15 às 17 horas, e no dia 14, das 19 às 21 horas.

Siga a Pró-Reitoria de Graduação (PRG)

Ela é o canal oficial da Universidade para os avisos e comunicados relacionados às atividades de graduação. A pró-reitoria divulga também diversas oportunidades para complementar a formação e dar assistência aos estudantes. Fique ligado no site prg.usp.br e siga o Instagram da PRG.

Acompanhe as mídias da USP

O Jornal da USP, a Rádio USP e o Canal USP divulgam assuntos relacionados à própria USP e abordam temas de interesse de toda a sociedade, por meio de análises, artigos e entrevistas de especialistas da Universidade. Cadastre-se no jornal e nas redes sociais para receber informações diárias: Facebook, Twitter, Linkedin.

Baixe os aplicativos

Disponíveis da Google Play e APP Store

Disque Trote

Auxílio aos Calouros

Campus USP

Central da Guarda Universitária

e-Card USP

Carteirinha Digital

Cardápio USP

Restaurantes Universitários

Guia USP

Restaurantes Universitários

Jornal da USP

Notícias e Rádio USP

Bibliotecas USP

Acervo do SIBi

Entreartes

Atividades Culturais

Confirmação de matrícula e aprovados no Sisu

Os novos alunos que ingressaram pelo concurso vestibular da Fuvest de 2021 e foram chamados da 1ª à 3ª chamada não podem esquecer de realizar a Etapa Virtual de Confirmação da Matrícula, a partir das 8 horas do dia 12 de abril até as 16 horas do dia 14 do mesmo mês. As instruções serão enviadas para o e-mail dos ingressantes.

No dia 13 de abril, terça, será divulgada a lista de candidatos aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). São 2.905 vagas e os classificados devem fazer a primeira etapa da matrícula virtual das 8 horas do dia 15 de abril às 16 horas do dia 19 do mesmo mês. Confira o cronograma do Sisu neste link.