USP Cidades Globais abre seleção de pesquisadores de pós-doutorado e colaboradores

Interessados em desenvolver pesquisas no programa do Instituto de Estudos Avançados da USP devem submeter um projeto até o dia 19 de dezembro

02/12/2022 - Publicado há 1 ano
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
Centro de Síntese USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP abriu chamada para seleção de pesquisadores de pós-doutorado e colaboradores. A inscrição para uma das 12 vagas vai até as 10 horas do dia 19 de dezembro. Ao se candidatar, é necessário submeter projeto sobre um dos 18 temas propostos, cada um deles relacionado a um supervisor. As áreas de pesquisa estão ligadas a pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Clique neste link para mais detalhes.

Sem a oferta de bolsa, o Programa de Pós-Doutorado recebe propostas com duração de seis meses a um ano, prorrogável por igual período, e carga horária mínima de 960 horas ao todo (20 horas semanais). Para o Programa de Pesquisador Colaborador a duração mínima é de dois anos, podendo ser estendida por mais um. A dedicação é de, no mínimo, 12, e, no máximo, 40 horas semanais.

O objetivo do programa é reunir pesquisadores – nacionais ou estrangeiros – dedicados às questões urbanas e regionais, integrando redes de estudos e pesquisas internacionais. Com isso, “espera-se gerar aplicações, experimentações e soluções que se convertam em subsídios para as transformações necessárias no contexto urbano e regional”.

Para os coordenadores do programa, é importante que os pesquisadores “tragam uma perspectiva de trabalho inter e transdisciplinar, intensificando diálogo e interação entre as ciências sociais e humanas, as ciências experimentais – como a matemática e computação, física, química, biologia e todas as suas vertentes tecnológicas – e as ciências ambientais e da sustentabilidade, em propostas que considerem as complexidades das cidades e a projeção para 2050”.

Atividades

Os selecionados deverão desenvolver um plano de ação estratégica para o período de seu projeto de pesquisa, composto de atividades distribuídas em cinco eixos:

• Pelo menos um simpósio destinado ao aprofundamento teórico-metodológico relacionado ao tema de sua pesquisa;
  • Organização de pelo menos um seminário UrbanSus de reflexão avançada relacionado a temas de interesse do CS USPCG voltados à difusão de avanços do conhecimento para a coletividade;
  • Pelo menos um ensaio digital para publicação na página do USP Cidades Globais;
  • Submissão de pelo menos um artigo para publicação em periódico, livro ou capítulo de livro científico, podendo ser em coautoria;
  • Colaboração para ampliação da comunicação científica dos resultados dos estudos e pesquisas realizados.

• Inscrição: até as 10h de 19/12/2022 (horário de Brasília)
  • Resultado: 9/3/2023
  • Início (previsão): 3/2023
  • Reunião inaugural: 23/3/2023

Confira os temas do USP Cidades Globais

• Planejamento ambiental com interface ao planejamento urbano
  • Impacto dos Programas de Pós-Graduação das Ciências Ambientais na Agenda 2030
  • Impactos das mudanças do clima sobre a biodiversidade urbana, seja no contexto de zoonose quanto de conservação
  • Ações colaborativas e participativas de desenvolvimento do turismo sustentável
  • Relação entre água e saneamento, ação climática e educação de qualidade
  • Ciência de Dados para Saúde e Mobilidade Urbana
  • O Município como Orquestrador de Ecossistemas Empreendedores e Inovações Locais
  • Sustentabilidade em espaços públicos urbanos
  • Municípios Sustentáveis: Cidades e Igualdade de Gênero
  • ODS e Tradução do Conhecimento? Avaliação da usabilidade de dispositivos para a implementação da Agenda 2030
  • Desigualdade socioeconômica e ambiental; modos de vida, usos e interações socioecológicas; políticas públicas e sustentabilidade socioambiental; territórios e desigualdades sociais; pesquisa social
  • Turismo
  • Saúde e ambiente: poluição atmosférica, transportes urbanos, ambiente construído, mudanças climáticas
  • Emergência e Justiça Climática, Governança ambiental e Segurança hídrica
  • Economia Circular: Avaliar a viabilidade técnica da utilização de resíduos têxteis descartados pelas indústrias na fabricação de novos produtos
  • Lazer e políticas setoriais: interfaces com o desenvolvimento das cidades
  • Desafios e práticas na Universalização do Saneamento Básico; Indicadores de Sustentabilidade na implementação da Agenda 2030
  • Justiça socioambiental e acesso à água; governança e participação popular em fóruns socioambientais
  • Qualidade ambiental; Novas propostas para saneamento ambiental; Cidades e comunidades sustentáveis com ênfase em resíduos sólidos e desastres; Consumo e produção sustentável e desenvolvimento local e regional

Saiba mais sobre o USP Cidades Globais neste link.

Texto: Comunicação do IEA USP