USP abre processo seletivo para pós-graduação em dez áreas do Direito

Processo seletivo é realizado em três fases e tem inscrições de 18 de maio a 5 de junho; pedidos de redução da taxa se encerram no dia 11 de maio

08/05/2020 - Publicado há 4 anos
Processo de seleção para a pós-graduação é realizado em três fases, cada uma tem caráter eliminatório – Foto: Burmakin Andrey/123RF

.
A Faculdade de Direito (FD) da USP deu início ao processo seletivo para pós-graduação em nível de mestrado e doutorado, incluindo doutorado direto, para o ano letivo de 2021. A seleção é feita pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) que receberá as inscrições de 18 de maio a 5 de junho de 2020 e o candidato deve pagar duas taxas, que variam conforme a quantidade de exames que o candidato realizará. Uma taxa é para exame de proficiência em línguas estrangeiras (francês, italiano e alemão), sendo R$ 200 para uma delas, mais R$ 100 a cada língua adicional, e outra para o exame de conhecimentos jurídicos, de R$ 219. As solicitações para redução dessas taxas se encerram ao meio-dia do dia 11 de maio, no site da Fuvest.

O processo de seleção para a pós-graduação é realizado em três fases, cada uma tem caráter eliminatório: a comprovação de proficiência em língua estrangeira, a prova de conhecimentos jurídicos, ambas feitas pela Fuvest, e a seleção dos projetos de pesquisa, realizada pelos orientadores do Programa de Pós-Graduação da própria Faculdade.

O candidato à pós-graduação em Direito pode escolher entre dez áreas de concentração (com 22 subáreas): Direito Civil; Direito Comercial; Direito do Trabalho e da Seguridade Social; Direito do Estado; Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia; Direito Processual; Direito Econômico, Financeiro e Tributário; Direito Internacional; Filosofia e Teoria Geral do Direito; e Direitos Humanos.

Na primeira fase, o exame de proficiência em línguas estrangeiras terá 30 questões do tipo teste de múltipla escolha, com cinco alternativas, que devem ser respondidas em até duas horas. Na segunda fase, a prova de conhecimentos jurídicos consiste em uma ou duas dissertações, com duração de 2 horas e 30 minutos.

Realizada pelos orientadores do Programa de Pós-Graduação em Direito, a terceira fase exige que o candidato habilitado indique o orientador pretendido para análise do projeto de pesquisa e anexe seu projeto através do site da Fuvest.

O edital e todas as informações e datas do processo estão disponíveis aqui na página do concurso.