Pós-graduação no Brasil é tema de debates na Universidade

O debate “USP Pensa Brasil na Pós-Graduação” marca também a troca de titulares da Cátedra Paschoal Senise

29/08/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 31/08/2022 as 19:15
Fotomontagem com Flaticon – Arte: Ana Júlia Maciel/Jornal da USP

A contribuição da Universidade para o desenvolvimento do sistema de pós-graduação brasileiro e o diagnóstico dos cursos de pós-graduação são temas do debate USP Pensa Brasil na Pós-Graduação, que acontecerá no dia 2 de setembro, na sala do Conselho Universitário.

O ex-presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Abílio Baeta Neves, fará uma reflexão sobre o papel histórico da USP na formação dos doutores que hoje atuam como orientadores nos programas de pós-graduação de todo o País. A análise é o resultado dos trabalhos desenvolvidos durante seu período como primeiro titular da Cátedra Paschoal Senise da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG).

Em seguida, a atual titular da Cátedra, Concepta Margaret McManus Pimentel, apresentará os principais indicadores para avaliação dos programas da USP e a tendência da pós-graduação no Brasil. “Vamos discutir o ecossistema da pós-graduação e como as diferentes peças se integram para completar uma visão de uma Universidade ágil, relevante e de excelência, mas que não pode se acomodar com os louros do passado. A USP tem que se mostrar como sendo uma universidade moderna e assumir a sua posição de liderança no Brasil, com a formação de capital humano com senso crítico e criatividade”, explica Concepta.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Marcio de Castro Silva Filho, explicará a proposta de um novo modelo de pós-graduação na USP que está sendo discutido na Pró-Reitoria e que permitiria, em alguns casos, a diminuição do tempo do curso de mestrado.

O debate integra a programação do USP Pensa Brasil – a série de conferências, debates, painéis, exposições e outras atividades gratuitas que acontecerão entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, na Cidade Universitária, para discutir algumas das principais questões emergentes no Brasil e disseminar o conhecimento produzido na academia.

Avaliando a pós-graduação da USP

O USP Pensa Brasil na Pós-Graduação também marca a troca dos titulares da Cátedra Paschoal Senise da Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Concepta Margaret McManus Pimentel substitui Abílio Baeta Neves, que teve a missão de estruturar e iniciar os estudos da Cátedra.

A nova titular assume com a proposta de levantar questões sobre o desenvolvimento da pós-graduação na USP, o seu impacto, a avaliação, a necessidade de fusão de cursos, autonomia universitária, financiamento, internacionalização e interdisciplinaridade.

Concepta Margaret McManus Pimentel – Foto: Reprodução/ ABC

“A pós-graduação da USP, ao longo da sua história, mostrou-se responsiva a demandas políticas e sociais múltiplas. Sua produção é muito mais diversificada do que a publicação de artigos em revistas científicas e, por meio dessa produção, a Universidade tece uma trama de compromissos e contribuições econômicas, políticas e sociais muito importantes para São Paulo e para o Brasil. Meu trabalho na Cátedra é discutir e pensar uma proposta de mudança no formato da pós-graduação, com redefinição do papel do mestrado e a priorização do doutorado direto e do pós-doutorado”, explicou Concepta.

A catedrática também reforça a necessidade de analisar o sistema de pós-graduação regional e nacional, e aumentar a autonomia das universidades, especialmente em questões de financiamento.

“A cátedra traz um olhar externo, mas com o prestígio da maior e melhor universidade do Brasil. Tenho liberdade e flexibilidade para questionar o que existe e propor mudanças. Pedimos, muitas vezes, para que haja mudanças por parte dos professores e da pesquisa, mas raramente estimulamos as instituições a mudar sua forma de governança”, afirmou.

Graduada em agronomia pela Universidade College Dublin, com mestrado em Genética pela Universidade de Edimburgo e doutorado em Filosofia pela Universidade de Oxford, Concepta é professora titular do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília. Especializada em genética quantitativa e estatística experimental, a catedrática é membro do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e foi diretora de Relações Internacionais da Capes.

Cátedra Paschoal Senise

Criada no final de 2019, a Cátedra Paschoal Senise tem como propósito refletir sobre a pós-graduação da Universidade e propor inovações na área. Para isso, a cada ano, a cadeira terá como titular uma personalidade do mundo acadêmico, externa à USP, que promoverá debates e conferências com professores, pesquisadores e alunos.

A cátedra homenageia o professor Paschoal Ernesto Américo Senise, considerado como um dos principais responsáveis pela regulamentação da pós-graduação na USP. Em 2019, a Universidade comemorou os 50 anos da implantação dessa modalidade de ensino.

Para auxiliar no trabalho de levantamento de dados, análises estatísticas e elaboração de relatórios a partir de informações das principais bases de dados, a Cátedra Paschoal Senise está oferecendo uma bolsa para pós-doutorando no valor de R$ 8.479,20 mensais. Os interessados têm até o dia 9 de setembro para se inscrever no processo seletivo. O edital completo está disponível na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação.