Revista on-line trata de temas que associam alimentação à covid-19

A “Sustentarea” aborda tópicos como tratamento de sintomas gástricos causados pela doença e higienização de alimentos adquiridos por delivery

Capa da revista Sustentarea – Foto: Extraída da revista

A revista Sustentarea, do núcleo de extensão sobre alimentação sustentável, da Faculdade e Saúde Pública da  USP, aborda temas que atrelam covid-19 e alimentação em sua 7ª edição. Dentre os assuntos tratados estão a escolha e a higienização de alimentos adquiridos via delivery, assim como os sintomas gastrointestinais causados pela infecção. Alisson Diego Machado, editor da revista, nutricionista, mestre e doutorando em Ciências pela Faculdade de Medicina (FM) da USP, fala com o Jornal da USP no Ar sobre o projeto.

A revista on-line surgiu há cerca de dez anos e publica matérias sobre alimentação e sustentabilidade. Elas incentivam a diminuição no consumo de carnes, maior cuidado com alimentos ultraprocessados e promovem reflexões sobre alimentos que causam impacto ambiental, como os que produzem lixo, principalmente plástico. A 7ª edição, que trata especificamente da covid-19, foca na redução do consumo de carne, já que esta é causadora de doenças zoonóticas, ou seja, transmitidas por animais.

Machado comenta as iniciativas que atrelam alimentação e covid-19: “Tem uma matéria sobre PICS – Práticas Integrativas e Complementares que fala da associação com o coronavírus. Por exemplo, caso haja um sintoma gástrico relacionado à doença, fala-se de chás e fitoterápicos — não para evitar, mas para amenizar sintomas como desconforto gastrointestinal”. A Sustentarea também produz conteúdo para as redes sociais. Visto o aumento no consumo de comida adquirida via delivery, “há dicas sobre como escolher esses alimentos, como higienizar esses alimentos”.

Foto: Extraída da revista Sustentarea

Há também matérias abordando a crise econômica atual e como ela pode dificultar o acesso a alimentos de valores nutricionais adequados; outra fala sobre a diminuição da poluição durante a quarentena. Machado destaca que o interesse nos temas abordados pela revista vem crescendo ultimamente: “Nessas diversas frentes, a gente tem percebido que vêm aumentando o engajamento e a preocupação das pessoas com redução de alimentos que vão causar impacto ambiental”.

 

Ouça na íntegra no link acima.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica, a Faculdade de Medicina e o Instituto de Estudos Avançados. Busca aprofundar temas da atualidade de maior repercussão, além de apresentar pesquisas, grupos de estudos e especialistas da Universidade de São Paulo.
No ar de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

.

 

informações atualizadas em 14/07/20 às  11h02

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.