Descaso com covid-19 assemelha-se a comportamento de usuário de droga

Segundo João Paulo Lotufo, muitos usuários de drogas acreditam que não ficarão viciados, assim como muitas pessoas que se recusam a usar máscaras apostam que não serão contaminadas

A reabertura de comércios, bares e restaurantes em algumas cidades deixa claro o descaso de muitos com os cuidados pessoais no pós-pandemia. O pediatra João Paulo Lotufo faz um paralelo com as pessoas que não usam máscaras em ambientes públicos, achando que não serão contaminadas, com as que consomem drogas e também acreditam que não ficarão viciadas. Em sua coluna desta semana, o médico alerta que, diferentemente das drogas, que podem até não matar, com a pandemia, infelizmente, o resultado pode ser catastrófico. Ainda estamos longe da vacina, portanto, a prevenção é a alternativa através do confinamento social e do uso de máscaras.

Acompanhe o comentário, na íntegra, pelo link acima.


Dr. Bartô e os Doutores da Saúde
A coluna Dr. Bartô e os Doutores da Saúde, com o médico assistente do Hospital Universitário da USP João Paulo Lotufo, vai ao ar toda terça-feira às 09h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.