.
No episódio 44 do podcast Saúde é Pública, o professor Jorge Simões, docente catedrático do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) da Universidade Nova de Lisboa e professor da Universidade de Aveiro, aborda diversos tópicos sobre os Sistemas Únicos de Saúde de Portugal e do Brasil. Também participa do encontro a professora Marília Louvison, do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. A atividade acontece no âmbito do Programa Professor Visitante da USP.
Na entrevista, os convidados abordam questões como o financiamento e os desafios à equidade nos sistemas únicos, a regulação em saúde, o papel dos sanitaristas, a experiência do Observatório europeu de sistemas e políticas de saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), as redes de cuidado, o Direito Sanitário e muitos outros, comparando como funciona o Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil e de Portugal.
Segundo Simões, embora Portugal seja um país pequeno em comparação ao Brasil, os modelos de sistemas de saúde são muito semelhantes, e os problemas também. “Temos problemas de financiamento público, é necessário mais financiamento público, temos também uma situação em que há operadores públicos, privados e sociais, temos ausência de médicos, ou seja, precisamos de mais médicos no nosso sistema nacional de saúde, e há grupos de pesquisas como os que tem no Brasil”. Quanto às diferenças, a principal, segundo ele, é a dimensão. Simões afirma ainda que o Brasil ganha de Portugal em matéria de participação social, enquanto em Portugal, o mais interessante é a forma como está organizada a atenção primária.
Simões também é coordenador em Portugal do Observatório Europeu do Sistemas e Políticas de Saúde da OMS, licenciado em Direito e pós-graduado em Administração Hospitalar, e colaborador em diversos projetos de avaliação e gestão de sistemas e unidades de saúde em Portugal e em diversos países.
Ouça a entrevista na íntegra no player abaixo ou na plataforma de áudio preferida. O Saúde É Pública está disponível em diversos aplicativos, incluindo Spotify, Anchor e YouTube.
.
Além do podcast, o professor Simões participou de vários eventos que foram transmitidos pelo canal do YouTube da FSP e que ficarão disponíveis em breve. Um dos mais recentes, Desafios para a Construção de Redes de Cuidados Continuados no Brasil e em Portugal, ocorreu de maneira presencial no Anfiteatro Paula Souza, no dia 25 de maio. Siga o canal neste link.
Para conferir todos os podcasts da série Saúde é Pública clique aqui.
.
Texto adaptado da Assessoria de Imprensa da FSP