Podcast traz comparações entre os sistemas de saúde do Brasil e de Portugal

Podcast produzido na Faculdade de Saúde Pública da USP recebe o catedrático Jorge Simões da Universidade Nova de Lisboa para falar do assunto

 30/05/2023 - Publicado há 11 meses
O Sistema Único de Saúde é tema de podcast sobre saúde pública – Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

.
No episódio 44 do podcast Saúde é Pública, o professor Jorge Simões, docente catedrático do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) da Universidade Nova de Lisboa e professor da Universidade de Aveiro, aborda diversos tópicos sobre os Sistemas Únicos de Saúde de Portugal e do Brasil. Também participa do encontro a professora Marília Louvison, do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. A atividade acontece no âmbito do Programa Professor Visitante da USP. 

Na entrevista, os convidados abordam questões como o financiamento e os desafios à equidade nos sistemas únicos, a regulação em saúde, o papel dos sanitaristas, a experiência do Observatório europeu de sistemas e políticas de saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), as redes de cuidado, o Direito Sanitário e muitos outros, comparando como funciona o Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil e de Portugal.

Segundo Simões, embora Portugal seja um país pequeno em comparação ao Brasil, os modelos de sistemas de saúde são muito semelhantes, e os problemas também. “Temos problemas de financiamento público, é necessário mais financiamento público, temos também uma situação em que há operadores públicos, privados e sociais, temos ausência de médicos, ou seja, precisamos de mais médicos no nosso sistema nacional de saúde, e há grupos de pesquisas como os que tem no Brasil”. Quanto às diferenças, a principal, segundo ele, é a dimensão. Simões afirma ainda que o Brasil ganha de Portugal em matéria de participação social, enquanto em Portugal, o mais interessante é a forma como está organizada a atenção primária.   

Simões também é coordenador em Portugal do Observatório Europeu do Sistemas e Políticas de Saúde da OMS, licenciado em Direito e pós-graduado em Administração Hospitalar, e colaborador em diversos projetos de avaliação e gestão de sistemas e unidades de saúde em Portugal e em diversos países. 

Ouça a entrevista na íntegra no player abaixo ou na plataforma de áudio preferida. O Saúde É Pública está disponível em diversos aplicativos, incluindo Spotify, Anchor e YouTube. 

.
Além do podcast, o professor Simões participou de vários eventos que foram transmitidos pelo canal do YouTube da FSP e que ficarão disponíveis em breve. Um dos mais recentes,
Desafios para a Construção de Redes de Cuidados Continuados no Brasil e em Portugal, ocorreu de maneira presencial no Anfiteatro Paula Souza, no dia 25 de maio. Siga o canal neste link

Para conferir todos os podcasts da série Saúde é Pública clique aqui.

.

Texto adaptado da Assessoria de Imprensa da FSP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.