Mutirão de fisioterapia atende pacientes na fila do SUS em Ribeirão

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto oferecerá serviço entre os dias 7 e 21 de outubro

02/10/2017 - Publicado há 7 anos
A equipe estima atender 300 pacientes – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.
A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP vai promover mutirão de fisioterapia para agilizar o atendimento e redimensionar a demanda das cerca de 450 guias de pacientes que estão na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento na área.

Serão atendidos pacientes que possuem guia SUS da Secretaria da Saúde da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. Segundo a professora Ana Claudia Mattielo-Sverzut, que coordena o mutirão, o número não corresponde necessariamente ao de pacientes, porque muitos podem ter pedidos duplicados; outros podem ter realizado o atendimento em clínicas particulares ou em instituições de ensino; e até mesmo terem falecido. “O mutirão pode reduzir o tempo de espera com atividades de identificação, anamnese (entrevista), funcionalidade, prescrição e orientações de pacientes que precisam de fisioterapia em Neurologia Adulto.”

O atendimento vai redimensionar a demanda e direcionar essas pessoas aos prestadores específicos de acordo com as classificações alta, média ou baixa. Por isso, a equipe vai apontar aspectos funcionais dos pacientes e auxiliar o SUS. “Essa etapa permitirá redução temporal dos trâmites burocráticos que são vividos pelos cidadãos que utilizam o SUS”, explica.

Além de identificar a necessidade de cadeiras de rodas e de outros dispositivos auxiliares, os pacientes neurológicos e familiares serão orientados da importância do exercício domiciliar, por exemplo, para ter total sucesso no tratamento. “Uma busca ativa pela sua própria qualidade de vida”, resume.

O serviço será realizado por profissionais do Centro Integrado de Reabilitação do Hospital Estadual (CIR-HE), Centro de Reabilitação e médicos residentes do Hospital das Clínicas; alunos de graduação do curso de Fisioterapia e alunos de pós-graduação, todos da FMRP; e também da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

A equipe estima atender 300 pacientes interessados entre os dias 7 e 21 de outubro, das 6h30 às 13 horas, no CIR-HE, localizado na Av. Adelmo Perdizza, 495, em Ribeirão Preto.