Pesquisadores da USP ajudam a criar diretrizes de educação física escolar para cidade portuguesa

Publicação propõe modelo de ensino de educação física escolar para a cidade de Matosinhos, em Portugal, numa parceria de pesquisas entre a Escola de Educação Física e Esporte da USP e a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto

15/12/2023 - Publicado há 7 meses
Manual vai auxiliar professores de educação física na cidade de Matosinhos, em Portugal – Foto: Paula Bassi/EEFE USP

A Câmara Municipal da cidade de Matosinhos, em Portugal, promoveu no dia 18 de novembro o lançamento do livro Educação Física no 1º Ciclo de Ensino Básico – Um Manual para Professores, publicação organizada pelo professor José Maia, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (Fadeup), e que teve a participação dos professores Go Tani e Fernando Garbeloto da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP. A publicação está disponível gratuitamente em formato digital neste link.

A obra propõe um modelo de ensino de educação física escolar para a cidade portuguesa e é resultado de um projeto de pesquisa chamado Rush, financiado pela Fundação La Caixa. O estudo consistiu na coleta de dados sobre o crescimento, desenvolvimento motor e comportamentos de saúde de crianças matosinhenses em idade escolar.

O livro é dividido em quatro partes: Fundamentos da Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico; Aspectos Educativos e Epidemiológicos; Crescimento e Desenvolvimento Motor e Avaliação de quê? Porquê? Para quê?; além do envolvimento na coleta de dados e na pesquisa, os professores da EEFE tiveram participação em diversos capítulos.

Durante o evento, o professor Go Tani, que também é um dos editores da obra, falou sobre o tema A Beleza (desafiadora) de Ser Professor de Educação Física do 1º Ciclo do Ensino Básico. Ele destacou aspectos do conceito de aprendizagem e da importância da pesquisa na área. Além disso, também pontuou os 27 anos de parceria entre a EEFE e a Fadeup.

José Maia, da Fadeup, com os professores da EEFE Fernando Garbeloto e Go Tani – Foto: Paula Bassi/EEFE USP

Já o professor Fernando Garbeloto abordou o tema Um Novo Método de Ensino da Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico, detalhando a estrutura proposta para as aulas e os conteúdos de ensino de Educação Física elaborados a partir do projeto.

O lançamento também contou com a participação de pesquisadores da Fadeup e representantes da Prefeitura da cidade de Matosinhos. A obra não se restringe à educação física escolar local, sendo que seus conceitos também podem ser úteis para outras regiões e realidades, inclusive brasileiras.

Para baixar gratuitamento o e-book Educação Física no 1º Ciclo de Ensino Básico – Um Manual para Professores clique aqui.

Com informações da Assessoria de Comunicação da EEFE USP