De 25 a 28 de julho próximos ocorrerá, na USP, o VI Congresso de História Intelectual da América Latina. Nesta edição do Congresso, o tema principal será “Os intelectuais”.
Por que esse tema? “Porque os intelectuais foram os formuladores da noção de América Latina e das suas sociedades”, explica a vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda. “É o Congresso mais amplo de todos os que foram realizados”, diz seu coordenador, o sociólogo Sérgio Micelli, ressaltando o importante apoio, inclusive financeiro, para sua realização, por parte do reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.
Segundo os organizadores, o Congresso é uma oportunidade para “manter o compromisso com a consolidação dos vínculos entre as instituições e pesquisadores participantes, promovendo um espaço estável e rico para a interlocução científica”.
Nesta edição de 2023, haverá apresentações de trabalhos produzidos nos anos anteriores dentro dos campos de estudo dos seguintes eixos temáticos: grupos intelectuais; revistas e projetos editoriais; intelectuais e a questão racial; intelectuais e relações de gênero; intelectuais e política; redes transnacionais de intelectuais (circulação de intelectuais e de ideias); arquivos digitais e inovações metodológicas; intelectuais em perspectiva comparada; instituições intelectuais (universidades, núcleos de pesquisa, academias, associações, entidades etc.); história da inteligência: teorias, métodos e bases de dados.
Os congressos anteriores foram realizados em Medellin (2012), Buenos Aires (2014), Cidade do México (2016), Santiago do Chile (2018) e Montevidéu (2021). Esses encontros, segundo a apresentação desta sexta edição, “propiciaram discussões acerca das agendas temáticas de pesquisa nos diferentes países e das transformações em curso nas áreas e subáreas do campo, incluindo reflexões sobre os modos de funcionamento de cada espaço acadêmico nacional e mesmo estimulando o questionamento das próprias instituições promotoras do evento”.
A sexta edição do evento ocorrerá simultaneamente na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) e na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) .
Para participar, não é necessário se inscrever. O evento será bilíngue, em português e espanhol, sem tradução simultânea.
Clique aqui para ver a programação completa do evento.