Oficinas auxiliam alunos da USP a criar propostas coerentes para projetos de pesquisa

Laboratório da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP oferece três encontros on-line com atividades práticas para ajudar os participantes a escrever projetos de pesquisa e entender suas normas

Publicado: 07/05/2024
Alunos da USP podem aprimorar a escrita acadêmica em curso on-line -Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.
Dirigida a estudantes de graduação da USP, uma série de aulas teóricas on-line promovidas pelo Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) vão ajudar a escrever projetos de pesquisa, habilidade exigida no meio acadêmico. Os encontros terão duração de duas horas cada, das 14 às 16 horas, totalizando três encontros às terças-feiras, nos dias 21 e 28 de maio e 4 de junho, com certificado de seis horas para os participantes.

Trata-se da segunda edição do curso Projeto de pesquisa: como elaborar uma proposta coerente?, iniciativa que busca estimular discussões em grupo sobre temas como O que é um projeto de pesquisa?, Por que esse gênero é tão importante? e Quais são as possibilidades de bolsa para Iniciação Científica? Outras aulas vão abordar as seções que fazem parte de um projeto, como Introdução, Objetivos, Fundamentação Teórica, Metodologia, Resultados Esperados e Cronograma.

Os alunos participantes também terão conhecimento das normas da ABNT exigidas para esse tipo de produção e, em cada dia de oficina, serão propostas pequenas atividades práticas de escrita.

As inscrições para as aulas, que serão oferecidas pelas plataformas Google Meet ou Zoom, podem ser feitas neste link.

Melhorando a formação

Fundado pelas professoras Marília Mendes Ferreira e Eliane Lousada, das áreas de inglês e francês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, o Laboratório de Letramento Acadêmico oferece, além dos atendimentos, workshops e palestras sobre o tema. As atividades do laboratório contam com profissionais nacionais e estrangeiros, referências na área de linguística aplicada.

A iniciativa foi criada pelas professoras quando constataram que havia uma necessidade urgente da Universidade de preparar os alunos para novos contextos de comunicação e, além disso, as disciplinas comuns dos cursos não estavam conseguindo abranger o ensino da escrita.

Quando ingressam na graduação, por exemplo, a experiência de escrita dos estudantes é restrita a provas padronizadas vestibulares e nas quais estão praticamente ausentes elementos do discurso acadêmico. Na pós-graduação, mestrandos e doutorandos também ainda não dominam os gêneros acadêmicos, problema que é somado à necessidade de se escrever em língua estrangeira, explicam as coordenadoras do laboratório.

Com a internacionalização das pesquisas, oportunidades de intercâmbio, apresentações em congressos ou artigos científicos, a produção textual de gêneros acadêmicos, tanto na graduação quanto na pós-graduação, faz parte da vida na Universidade.

Saiba mais sobre o LLAC clicando neste link e siga o laboratório no Facebook, Instagram e Youtube.

Para fazer a inscrição no curso Projeto de pesquisa: como elaborar uma proposta coerente? clique aqui.