.
Direitos humanos e violência contra as mulheres são temas que estão sempre em evidência, motivados infelizmente por notícias negativas do cotidiano. Apesar desse cenário, a crítica jurídica feminista se mantém ativa no País e reconstruir suas origens é o objetivo da coleção Tecendo Fios das Críticas Feministas ao Direito no Brasil, que acaba de ganhar seu terceiro livro, Novos Olhares, Outras Questões, trazendo textos atuais e novas perspectivas sobre os direitos humanos das mulheres. Conta com a produção de mais de 40 autoras feministas que, segundo as organizadoras da obra, ajudam acadêmicas brasileiras a conhecerem mais sobre as lutas por direitos no Brasil e a crítica jurídica feminista produzida a partir daí.
A série começou em 2019, com o lançamento dos registros das palestras e debates realizados no workshop com o mesmo nome, Tecendo Fios, organizado pelo Consórcio Lei Maria da Penha em Brasília, no Distrito Federal, que aconteceu em 2017. Depois da publicação dos registros, em 2020 foi a vez do primeiro volume do livro Tecendo Fios das Críticas Feministas ao Direito no Brasil II, Direitos Humanos das Mulheres e Violência. Essa primeira publicação recebeu o título Os Nós de Ontem, e apresenta críticas jurídicas sobre o tema produzidas entre 1980 e 2020.
A realização é do Consórcio Lei Maria da Penha, com apoio da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, responsável pela organização e lançamento dos dois volumes do livro.
O acesso aos dois volumes do livro é gratuito e pode ser feito clicando aqui.