Equipe da USP orienta quem busca financiamento ou está endividado

Casos são analisados por especialistas em cálculos e direito da USP, em Ribeirão Preto, após agendamento e entrevistas

Explica Dívidas orienta sobre financiamentos para evitar endividamentos – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

.
Pessoas endividadas por diferentes financiamentos, ou que pretendem começar um, podem consultar o
Explica Dívidas, programa desenvolvido por equipe da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) e Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP. Ele oferece acompanhamento jurídico-financeiro gratuito em casos de financiamento imobiliário, estudantil, de veículos e afins.

Segundo a professora Maria Aparecida Bená, especialista em matemática que divide a coordenação do programa com a professora da FDRP Iara Pereira Ribeiro, “o programa serve para prevenção de endividamento, ao tirar dúvidas comuns sobre financiamentos que poderiam causar futuros problemas financeiros e dívidas.”

O Explica Dívidas também faz análises de dados fornecidos pelos interessados e busca soluções jurídicas e financeiras para problemas de endividamentos já existentes.

“Os acompanhamentos são individuais e apresentam soluções específicas para cada pessoa”, garante a professora. Para ser atendido, é preciso preencher um formulário on-line, informando o motivo da procura pelo programa e os contatos para posterior agendamento de entrevista e acompanhamento pessoal.

Explica Dívidas é uma atividade do Programa Aprender na Comunidade (Extramuros), financiado pela Pró-Reitoria de Graduação da USP. Através dele, estudantes da USP, orientados pelos professores, auxiliam cidadãos com suas dúvidas, ao mesmo tempo que aumentam suas competências e habilidades na interação com a comunidade.

Mais informações: (16) 3315-0566 e e-mail explicadividas-extensao@usp.br

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •