Jurista argentino Luis Moreno Ocampo ministra aulas públicas na USP sobre governança internacional

São três aulas públicas sobre temas relacionados à inovação da governança internacional; abertas ao público em geral, serão transmitidas pelo canal do Youtube

 Publicado: 14/05/2024
Luis Moreno Ocampo vai falar sobre governança internacional em aulas públicas – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.
O jurista argentino Luis Moreno Ocampo, que atualmente ocupa na USP a Cátedra Erney Plessmann, instituída pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), vai ministrar três aulas públicas. Os temas são os seguintes: Guerra con Ucrania (dia 16 de maio), Genocidio Armenio en 2023 (dia 23 de maio) e Octubre 7 y la Guerra de Israel en Gaza (dia 6 de junho). As aulas acontecerão sempre às quintas-feiras, às 14h, abertas à comunidade da Universidade e público em geral, e serão transmitidas pelo canal do IRI no Youtube

As aulas integram o curso da disciplina Elementos da Formação da Ordem Jurídica Global, da pós-graduação do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, que é coordenada pelo professor Pedro Dallari, colunista da Rádio USP.  “A comunidade da Universidade e o público em geral terão a oportunidade de receber uma contribuição muito abalizada para a reflexão sobre eventos marcantes e dramáticos do nosso tempo”, comenta Dallari, que ministra o curso ao lado de Ocampo. 

Personalidade de destaque das relações internacionais contemporâneas, o jurista integrou a equipe do Ministério Público da Argentina, responsável pela condenação dos chefes das Juntas Militares da ditadura, tendo sido, também, o primeiro procurador do Tribunal Penal Internacional, sediado em Haia. Ainda segundo Dallari, “ele se tornou muito conhecido porque foi retratado no filme Argentina 1985, como o jovem assistente da promotoria na acusação aos militares que chefiaram os governos ditatoriais da Argentina nas décadas de 1970 e 1980. Ocampo se tornou célebre por ter participado da equipe que levou à condenação daqueles militares de alto escalão”. 

Cátedra Erney Plessmann

A Cátedra, lançada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), em junho do ano passado, homenageia o professor Erney Plessmann de Camargo, um dos mais renomados cientistas brasileiros. Morto em março de 2023, Camargo destacou-se como gestor e como pesquisador, tendo recebido os títulos de Professor Emérito do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e da Faculdade de Medicina (FM). Presidiu o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o Instituto Butantan, a Fundação Butantan e a Fundação Conrado Wessel.

Mais informações no site do IRI 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.