Fuvest adotará medidas de prevenção contra a covid-19 nas duas fases do vestibular

Prazo de inscrição no vestibular se encerra na próxima sexta-feira, dia 23 de outubro

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) adotará um conjunto de medidas de prevenção contra o novo coronavírus na primeira e na segunda fase do vestibular de 2021. As 16 diretrizes divulgadas pela Fuvest estão de acordo com as determinações sanitárias e legais vigentes e visam à proteção dos candidatos inscritos para o exame e dos colaboradores que atuam na aplicação das provas.

O protocolo inclui disponibilização de álcool-gel 70%; exigência do uso de máscaras; distanciamento social com manutenção de distância segura de 1,5 m; maior número de locais de prova, com ocupação máxima de 50% do limite de pessoas; permanência de portas e janelas abertas e demarcação de área de fluxo de pessoas de modo a se evitar aglomerações dentro do prédio de aplicação das provas. 

Também haverá fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras e protetores faciais, aos colaboradores. Está prevista, ainda, a ampliação do horário de abertura dos portões de acesso ao interior dos prédios, visando a diminuir a aglomeração de candidatos do lado externo.

“Nossos principais pilares são a preservação da saúde e a segurança de nossos candidatos e colaboradores. Nossos esforços estão voltados para minimizar os riscos e dar tranquilidade a todos nesse processo”, destaca a diretora executiva da Fuvest e professora da Faculdade de Educação (FE) da USP, Belmira Amélia de Barros Oliveira Bueno. 

+ Mais

Prepare-se, vai começar o vestibular da USP 2021

A diretora da Fuvest explica que as ações adotadas estão em alinhamento com os princípios estabelecidos pela Universidade para o retorno gradual das atividades presenciais.

Para garantir a implementação adequada das medidas, a Fuvest contará com a presença de uma equipe técnica para consultoria em saúde em todas as etapas do exame, incluindo visita às escolas nas quais as provas serão aplicadas. 

Belmira alerta que os protocolos poderão sofrer alterações dependendo da evolução da pandemia e é importante que os candidatos fiquem atentos aos comunicados oficiais divulgados no site da Fuvest.

Atenção para o calendário

O prazo para realização de inscrições para o vestibular 2021 se encerra ao meio-dia desta sexta-feira, dia 23 de outubro. As inscrições devem ser feitas pelo site da Fuvest. A taxa de inscrição para o vestibular é de R$ 182,00 e o pagamento poderá ser efetuado até 27 de outubro. A prova da primeira fase será realizada no dia 10 de janeiro e as provas da segunda fase, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2021.

Diretrizes da Fuvest

1  Distanciamento social, com manutenção de distância segura de 1,5m entre os candidatos, entre os colaboradores e entre candidatos e colaboradores a todo o tempo, exceto nas situações em que será necessária a proximidade entre colaboradores e candidatos (revista pessoal, identificação facial durante o exame).

2 Demarcação de área de fluxo de pessoas de modo a se evitar aglomerações dentro do prédio de aplicação das provas.

3Ampliação do horário de abertura dos portões de acesso ao interior dos prédios, visando a diminuir a aglomeração de candidatos do lado externo.

4Redução da circulação de pessoas no prédio, com a redistribuição dos candidatos em um número maior de locais de prova, garantindo que a ocupação predial não ultrapasse 50% do limite de pessoas em ocupação máxima.

5Exigência do uso de máscaras em todos os ambientes de aplicação de prova, por colaboradores e candidatos a todo o tempo, exceto durante a alimentação, que será normatizada por tempo e pela quantidade máxima de pessoas que podem se alimentar simultaneamente (escalonamento) e durante o reconhecimento facial feito pela Fuvest.

6 Oferta de alimentos de baixa manipulação aos colaboradores, bem como recomendação similar aos candidatos.

7 Fornecimento de equipamento de proteção individual (EPIs) aos colaboradores da Fuvest: máscara cirúrgica, protetores faciais e luvas (durante contato com a prova) para minimizar o risco de transmissão do SARS-CoV-2.

8Disponibilização de álcool-gel 70% em todos os ambientes para a adequada higiene das mãos de colaboradores e candidatos, conforme recomendações do Ministério da Saúde.

9Disponibilização de álcool líquido 70% e/ou hipoclorito de sódio 1PPM para limpeza e desinfecção de superfícies antes, durante e após a aplicação das provas, de acordo com a Nota Técnica 22/2020 da Anvisa.

10Adequado descarte do lixo conforme o disposto no Comunicado 10 CVS/SAMA 07/2020.

1 1Permanência de portas e janelas abertas, com desligamento de aparelhos de ar condicionado, propiciando ventilação natural das salas em que as provas serão aplicadas.

12Estabelecimento de regras para o melhor uso de elevadores: reduzir a lotação máxima, manter o distanciamento mínimo necessário e orientar os funcionários e clientes a não conversarem dentro dos elevadores.

13Comunicação clara e efetiva com colaboradores, candidatos, escolas e cursinhos e sociedade em geral: produção de materiais de comunicação com explicações de fácil entendimento sobre a prevenção da covid-19.

14Estabelecimento de uma equipe técnica para consultoria em saúde antes, durante e após o exame, para melhor planejamento dos protocolos de prevenção e saneamento de dúvidas durante a aplicação das provas.

15Monitorização das condições de saúde dos colaboradores da Fuvest, evitando que pessoas potencialmente contaminadas sejam vetores na instituição ou durante a aplicação das provas.

16Envio do material de suporte e de provas em embalagens higienizadas e com o mínimo de manipulação humana possível, de modo a reforçar a segurança do exame e evitar contaminação do material a ser utilizado na aplicação.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.