Fuvest 2024: confira a lista de aprovados na primeira chamada e saiba como fazer a matrícula

Serão convocados 8.147 candidatos para vagas em vários cursos da USP; pré-matrícula deve ser realizada de forma on-line do dia 29 de janeiro até o dia 1º de fevereiro

22/01/2024 - Publicado há 3 meses     Atualizado: 29/01/2024 as 19:55

Os candidatos que fizeram a segunda fase do vestibular da Fuvest e concorrem a uma vaga na USP podem conferir a lista de aprovados em primeira chamada a partir das 8 horas da manhã desta segunda, dia 22 de janeiro, no site da instituição: www.fuvest.br. Os aprovados devem realizar a pré-matrícula de forma on-line a partir das 8 horas do dia 29 de janeiro até às 16 horas do dia 1º de fevereiro.

Para este vestibular, foram oferecidas 8.147 vagas na USP para vários cursos de graduação com início em 2024. Deste total, 50% são para aqueles que participaram em ampla concorrência e 50% para estudantes de escolas públicas, sendo 37,5% para pretos, pardos e indígenas.

Quem não passou nesta primeira lista deve estar atento à segunda chamada que será divulgada no dia 14 de fevereiro. Outra possibilidade de conseguir a vaga é fazer a manifestação de interesse na Lista de Espera que receberá o nome dos interessados nos dias 26 e 27 de fevereiro. Serão realizadas três convocações a partir desta lista para ocupar as vagas remanescentes.

Pré-matrícula virtual

Para o candidato aprovado, o link de pré-matrícula é encaminhado no e-mail cadastrado no momento da inscrição. Durante o processo, deve preencher um formulário eletrônico além do envio da documentação exigida em formato digital (PDF, JPG, PNG, GIF). Em caso de dúvida, o ingressante pode consultar a Central Unificada de Matrículas da USP, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, pelos telefones (11) 3091-3403 e (11) 3091-3442, ou pelo e-mail centraldematriculas@usp.br.

Uma segunda etapa virtual consiste na efetivação de matrícula pelo candidato de 26 a 28 de fevereiro. ara mais informações o candidato deve consultar o respectivo edital do seu processo de ingresso, consultando a sua unidade de ensino. As duas etapas (pré-matrícula e efetivação de matrícula) são obrigatórias e serão consolidadas apenas após a validação dos documentos.

Auxílio estudantil

Após fazer a matrícula, os estudantes com dificuldades socioeconômicas podem se inscrever no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE), que disponibiliza o valor de R$ 800 mensais, pagos durante todo o tempo de realização do curso. Podem se inscrever no programa estudantes com renda familiar per capita abaixo de 1,5 salário mínimo paulista, que não tenham concluído outra graduação na USP e que não recebem outro auxílio da Universidade.

Haverá dois períodos para inscrição: o primeiro período vai até o dia 16 de fevereiro, e o segundo período vai de 26 de fevereiro a 29 de março. As inscrições devem ser feitas pelo Portal de Serviços Computacionais da USP.

Para os alunos contemplados com vagas nas moradias estudantis da USP, o valor do auxílio é parcial, de R$ 300. A concessão dos auxílios depende da análise socioeconômica do candidato e, no caso de vaga em moradia estudantil, da disponibilidade de vagas de cada campus.

O edital do PAPFE 2024 pode ser consultado na página da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento neste link. Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, os alunos interessados devem entrar em contato pelo e-mail papfe.prip@usp.br.

Outras formas de ingresso

Para ingresso em 2024, além das 8.147 vagas pelo vestibular da Fuvest, a USP oferece 1.500 vagas pelo sistema Enem USP (que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio) e 1.500 vagas pelo Provão Paulista (forma de avaliação seriada aplicada pela Secretaria Estadual da Educação), totalizando 11.147 vagas para novos alunos. Em todos os processos de seleção, a USP reserva 50% das vagas de cada curso de graduação para candidatos egressos de escolas públicas (EP).

Os candidatos que concorreram com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio no processo seletivo Enem USP terão acesso à lista de aprovados na próxima quarta-feira, dia 24 de janeiro, pelo site da Fuvest. O resultado do Provão Paulista será na sexta-feira, dia 26 de janeiro. Os resultados estarão disponíveis no portal do Provão Paulista, neste link.