Físicos da USP oferecem aulas práticas em canais do YouTube

São mais de 2,5 mil vídeos distribuídos em três canais com conteúdos do ensino médio e universitário, além da divulgação de experimentos físicos

28/05/2019 - Publicado há 5 anos
Professor Cláudio Furukawa mostra experimento sobre condutividade elétrica da água salgada – Foto: Reprodução / Física do Ensino Médio / Univesp / USP

.
Está com dificuldade em entender conceitos da física? Três canais no YouTube podem ajudar. O conteúdo é produzido por físicos e professores da USP. São mais de 2,5 mil vídeos
distribuídos nos canais Física do Ensino Médio, Física Universitária e Física na Prática. Como os nomes indicam, cada canal é voltado para um público: quem está no ensino médio, na universidade e o público em geral.

A ideia é difundir o ensino de ciência e servir de apoio a professores na preparação de aulas. Eles apresentam os conteúdos de forma prática, dinâmica e correta do ponto de vista científico. Todas as aulas foram pensadas de acordo com as ementas das disciplinas do ensino médio e superior.

Um dos destaques são as experiências, ou seja, aulas práticas que demonstram a teoria ensinada. Elas são feitas nos laboratórios do Instituto de Física (IF) da USP, em São Paulo. Quem coordena os experimentos é o físico Cláudio Furukawa. Também há experiências nos estúdios da Universidade Virtual de São Paulo (Univesp), parceira de conteúdo dos canais.
.

Professor Cláudio Furukawa mostra experiência sobre motor elétrico- Foto: Reprodução / Física do Ensino Médio / Univesp / USP

.
“Temos cerca de 400 experiências de física. O aluno visualiza experimentos e tem uma ideia do fenômeno que estamos descrevendo”, explica Gil da Costa Marques. Ele é professor do IF e idealizador do projeto.

O canal que concentra essas experiências é o Física na Prática. Os vídeos, que duram de dois a 15 minutos, podem ajudar os professores do ensino fundamental e médio com ideias de experimentos para reproduzir em sala de aula. “É uma maneira de ensinar física diferente da usual. As pessoas precisam de mais contato com a natureza, com os fenômenos. O canal tenta cobrir essa deficiência no ensino brasileiro”, disse Marques.

Preparação para o vestibular

Para quem está no ensino médio e se prepara para os exames de seleção das universidades, o canal Física do Ensino Médio traz disciplinas como óptica, termodinâmica, mecânica e eletromagnetismo. As aulas têm duração média de 20 minutos e vídeos curtos de um a três minutos com atividades práticas.

Professor do IF, Gil da Costa Marques foi um dos idealizadores do projeto que deu origem aos três canais no Youtube – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

“Uma das grandes dificuldades dos estudantes na formação escolar é o entendimento dos conceitos de física de forma prática e experimental, pois em muitas escolas ainda faltam laboratórios. Por isso, os vídeos estão em uma plataforma aberta na internet para que os conteúdos possam ser disponibilizados e compartilhados de forma ampla”, destaca o professor da USP.

Para quem já entrou na universidade, o canal Física Universitária pode ser útil na revisão de matérias. “Esse canal serve a alunos das engenharias e da física, que basicamente precisam de física básica (Física I, II, III e IV). Há também conteúdos para cursos mais avançados. Por exemplo, com vídeos sobre física quântica e teoria da relatividade”, explica Marques.