No dia 18 de agosto, das 9 às 16 horas, haverá coleta de sangue na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP. É o resultado da mobilização dos membros da Empresa Júnior de Assistência à Veterinária (Ejav) para colaborar para salvar a vida de quem precisa de transfusão, no período em que os bancos de sangue têm pouco estoque.
A coleta será realizada pelo Hemocentro São Lucas, que atende aos hospitais da capital e da Grande São Paulo, incluindo Guarulhos, Osasco e ABC.
Quem pode doar
Para ser um doador, é preciso apresentar um documento com foto, estar em boas condições de saúde, ter peso igual ou superior a 53 kg e entre 16 a 69 anos. Os menores de idade devem estar acompanhados por um responsável. A doação deve ser feita após refeição leve e o doador deve ter dormido no mínimo seis horas nas últimas 24 horas.
Quem não pode ser doador
Na data da coleta, o doador não poderá apresentar febre ou gripe; nos últimos seis meses, não poderá ter passado por cirurgia de grande porte, feito endoscopia, colonoscopia, tatuagem ou colocado piercing; ter tido hepatite após os 11 anos de idade e não pertencer ao grupo de risco para Aids. A doação é vetada às mulheres grávidas ou às que estiverem amamentando.
A FMVZ fica na av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87, na Cidade Universitária, Butantã, São Paulo, próximo ao portão 3 da USP.
Mais informações: email ejav.fmvz.usp@gmail.com
.
.