Evento faz homenagem a Stuart Schwartz, pesquisador da história da sociedade escravista colonial

Promovido pela USP em parceria com a Universidade de Yale, evento acontece na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, na Cidade Universitária, no dia 13 de maio, às 14 horas; também haverá transmissão on-line pelo Youtube

Publicado: 10/05/2024
Evento traz as contribuições de Stuart B. Schwartz para a história da América Colonial – Arte sobre foto / Cia das Letras

.
Nesta segunda-feira, dia 13 de maio, às 14 horas, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realizará um evento de homenagem ao pesquisador norte-americano Stuart B. Schwartz. Professor titular de história da Universidade de Yale, Schwartz é um dos maiores pesquisadores sobre a história da América Latina Colonial, tendo como principais linhas de pesquisas os impérios ibéricos de Portugal e Espanha. O evento é gratuito para o público em geral, sem necessidade de inscrição prévia. Basta comparecer ao Auditório Nicolau Sevcenko, no prédio de Geografia e História da FFLCH, na Avenida Prof. Lineu Prestes, 338, na Cidade Universitária, bairro do Butantã, em São Paulo. Também haverá transmissão on-line pelo Canal da FFLCH no Youtube neste link.

O evento, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da FFLCH, é uma parceria entre a USP e a Universidade de Yale. Além de pesquisadores de ambas as instituições, o evento também contará com professores de outras universidades estrangeiras, como a Universidade de Nova Lisboa, a  Universidade Complutense e a Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais de Paris. Na oportunidade, os convidados irão destacar alguns dos principais estudos e contribuições de Stuart para sua área.

O evento começa com uma breve contextualização sobre a história social da América Latina colonial, de Portugal e da Monarquia Hispânica. Logo depois, os palestrantes irão explorar questões como linguagens e códigos compartilhados durante a colonização, questões de sangue, religiosidade e status social; as monarquias transoceânicas e economias escravistas e a convivência e afeto. Por fim, encerram o encontro com a história  dos povos quilombolas e as rebeliões e insurgências indígenas que surgiram.

Confira a programação:

14h- Abertura
Kenneth David Jackson (Universidade de Yale) e dirigentes da USP

14h15 – Stuart B. Schwartz: para uma história social da América Latina colonial, do Portugal e da Monarquia Hispânica
Pedro Cardim (Universidade Nova de Lisboa)
Coord. Iris Kantor (USP)

15h – Linguagens e códigos compartilhados: fronteiras de sangue, religiosidade e status social
Mariza Soares (UFF); Aldair Rodrigues (Unicamp) e Luis Filipe Silvério Lima (Unifesp)
Coord. Lilia M. Schwarcz (USP)

16h – Monarquias transoceânicas e economias escravistas: mercadorias, mercadores e magistrados
Fernanda Bicalho (UFF), Vera Ferlini (USP) e Rafael Marquese (USP)
Coord. José Jobson A. Arruda (USP)

17h – Convivência, afeto e conhecimento: depoimentos
Fernando Bouza (Universidade Complutense), Diogo Ramada Curto (UNL-BNP-Portugal), Catarina Madeira Santos (EHESS-Paris), Ana Hutz (PUC-SP) e Mônica Duarte Dantas (USP)
Coord. Ana Paula Megiani

17:30h – A história do povo a contrapelo: quilombos, rebeliões e insurgências indígenas
Júnia Furtado (UFMG), Luciano Figueiredo (UFF) e Pedro Puntoni (USP)
Coord. Fernando Novais (USP)

Confira a transmissão on-line neste link. Para mais informações, clique aqui.

.
Texto: Assessoria de Comunicação da FFLCH