Segunda edição do GeoDia celebra as geociências e destaca relevância das ciências da terra no cotidiano - Foto: Pedra do Baú - Webysther Nunes / Wikimedia Commons

Evento celebra as geociências com visitas guiadas em patrimônios nacionais

Segunda edição do GeoDia tem atividades presenciais e on-line, em todo o Brasil; exposições e geotrilhas incluem patrimônios geológicos naturais e arquitetônicos, como cemitérios

26/04/2022 - Publicado há 2 anos

Redação

Com atividades ocorrendo simultaneamente em todo o país, a segunda edição do GeoDia celebra o patrimônio geológico nacional e divulga informações sobre as ciências da terra com excursões, visitas guiadas e virtuais.

O evento soma mais de 20 atividades de norte a sul do Brasil, agendadas para o próximo dia 30 de abril. Inspirada no similar espanhol chamado Geolodía, a iniciativa ocorre no sábado seguinte ao Dia Internacional do Planeta Terra – criado no dia 22 de abril de 1970.

“Este ano, resolvemos fazer no dia 30 por causa do carnaval. Mas a escolha da data é importante, para comemorar o dia do planeta”, conta Maria da Glória Motta Garcia, professora associada do Instituto de Geociências (IGc) da USP e coordenadora da Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro (AGeoBR), uma das organizadoras do GeoDia.

A professora, conhecida pelos alunos como Glorinha, lembra que a primeira edição do evento aconteceu quando a pandemia de coronavírus ainda exigia pleno distanciamento social. Na ocasião, as atividades foram realizadas de maneira remota, pela internet. “Esse ano, nós incentivamos a realização de atividades presenciais, como é na Espanha”, diz.

A organização do 2⁰ GeoDia disponibilizou um mapa das atividades em todo o Brasil. Estão previstas lives, palestras, debates, tours virtuais e visitas guiadas, para as quais é necessário inscrição prévia. Haverá trilhas ecológicas, roteiros geoeducativos, visitas a parques nacionais e reconhecimento de patrimônios geológicos.

Maria da Glória Motta Garcia é professora do IGc/USP e organizadora da segunda edição do GeoDia - Foto: arquivo pessoal

Confira todas as atividades no mapa:

É possível navegar por tipo de atividade - on-line ou presencial, por exemplo. Clique no ícone superior esquerdo, na tarja preta, para abrir a lista de atividades - Mapa: Google Maps

Geologia Cemiterial

A USP estará presente no 2°GeoDia, às 10h, com o Geotour no Cemitério São Paulo. A visita guiada apresentará a arte tumular e a geologia cemiterial de um dos mais importantes cemitérios da capital paulista.

O local apresenta uma grande variedade de pedras que constituem seus jazigos, além de um rico conteúdo arquitetônico e artístico de mausoléus e monumentos funerários projetados por escultores de renome, como Victor Brecheret, Galileo Emendabili e Luigi Brizzolara.

O geotur será conduzido por Eliane Del Lama e Sofia Groppo, membros do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas), do IGc da USP. O ponto de encontro será na entrada principal do Cemitério São Paulo – Rua Cardeal Arcoverde, 1250.

Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição neste link.

Ave Maria (Túmulo da Família Scuracchio), de Victor Brecheret, é uma das obras de arte tumular presentes no Cemitério São Paulo, que tem cerca de 180 obras consideradas de valor artístico - Foto: Domínio Público / Wikimedia Commons

O GeoDia é uma iniciativa da Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro (AGeoBR), da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), da Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO) e do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM).

O foco do GeoDia é a divulgação das geociências para o público em geral, fazendo deste o dia nacional para celebrar as geociências e sua relevância para as pessoas.

Saiba mais em: https://www.ageobr.org/2geodia