A professora Marcia Rizzutto não é a sua típica física. Ela passa uma boa parte do tempo contemplando obras de arte famosas — em pleno horário de trabalho! Mas é por uma boa causa. Ela é especialista no uso de conhecimentos e tecnologias da física nuclear para pesquisa e restauro de obras de arte e artefatos históricos. “Eu faço uma física extremamente emocionante”, diverte-se Marcia.
Professora do Instituto de Física da USP, ela foi a convidada da série Você e o Pesquisador da última quarta-feira, 7 de outubro. Marcia mostrou imagens e contou histórias de alguns dos projetos em que trabalhou nos últimos anos, usando a ciência para revelar informações ocultas sobre a constituição e a história de diferentes obras de arte. Entre elas, a tela Independência ou Morte, de Pedro Américo, e obras de Tarsila do Amaral e Candido Portinari.
Segundo ela, todos os grandes museus do mundo possuem químicos e físicos em suas equipes, justamente para orientar os trabalhos de pesquisa, conservação e restauração de seus acervos. O mesmo precisa ser feito no Brasil, destacou ela. “Estamos conhecendo e salvaguardando nosso patrimônio.”
A série Você e o Pesquisador é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, vinculada à exposição virtual Você e a USP – A Universidade de São Paulo sempre presente na sua vida, que busca mostrar a contribuição e o impacto das pesquisas científicas produzidas pela USP para a sociedade brasileira ao longo dos anos. As entrevistas acontecem a cada 15 dias e as gravações ficam disponíveis no Canal USP.
Veja a íntegra do evento abaixo.
https://youtu.be/sC92HIpv_yM