E-books da USP ajudam a qualificar profissionais da atenção primária à saúde

Publicações gratuitas produzidas pela Faculdade de Saúde Pública da USP trazem proposta metodológica para realização de oficinas baseadas em uma saúde humanizadora

 17/05/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 18/05/2022 as 21:02
Atenção primária à saúde é a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde – Foto: Agência Brasil

.
A atenção primária à saúde (APS), de acordo com o Ministério da Saúde, é o primeiro nível de atendimento em saúde e envolve um conjunto de ações, individuais e coletivas, que englobam desde a prevenção de doenças, inclui o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos até a manutenção da saúde. Ela também é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção dos SUS, que considera princípios de saúde pública como a universalidade, a acessibilidade, a humanização e a equidade no atendimento.

Para contribuir na qualificação de profissionais dessa área, a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP lançou uma coleção de e-books gratuitos com o título Manual instrutivo das oficinas de qualificação de profissionais da atenção primária à saúde com proposta metodológica para realização de oficinas que envolvem ações de promoção da alimentação adequada e saudável e da atividade física e práticas corporais, vigilância alimentar e nutricional e manejo da obesidade com abordagem coletiva.

Composta por três volumes, a coleção foi elaborada com destaque para o atendimento de usuários com fatores de risco e problemas de saúde já instalados, em especial pessoas portadoras de sobrepeso ou obesidade. Apesar do caráter de manual de orientações, as publicações se propõem flexíveis, com modelos que se adaptam às realidades específicas de cada território e serviço.

Os livros também servem como ferramenta para a prática de educação permanente em saúde humanizadora, que considera a educação crítico-reflexiva e participativa, transformadora de práticas coletivas e institucionais e que inclui todos as pessoas envolvidas (gestores, trabalhadores, usuários e grupos comunitários). A ideia é que os profissionais da área se apropriem dos referenciais teóricos, políticos e técnicos apresentados nas publicações e multipliquem em todas as áreas da atenção primária à saúde.

Os e-books foram baseados em um projeto financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e executado pelo Departamento de Nutrição do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) da FSP, do Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis (Cepedoc) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde (Gepaf), da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP.

Clique nos links e confira os e-books da coleção sobre atenção primária à saúde:



.
Com informações da Faculdade de Saúde Pública da USP

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.