E-book propõe nova abordagem para educação alimentar focada na saúde do planeta

Especialistas da Faculdade de Saúde Pública e do Instituto de Estudos Avançados, ambos da USP, abordam o conceito de saúde planetária associado aos processos de produção de alimentos

 Publicado: 23/07/2024
Pesquisadores discutem em livro sobre o processo de produção dos alimentos – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
Uma discussão sobre os sistemas alimentares atuais e a proposta de uma nova abordagem para educação alimentar e nutricional focada na saúde das pessoas e do planeta é o que busca o novo livro Educação alimentar e nutricional para a saúde planetária, disponível gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP neste link. A publicação foi elaborada por cientistas do Sustentarea, Núcleo de Pesquisa e de Extensão da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, e do Grupo de Estudos Saúde Planetária do Instituto de Estudos Avançados (IEA).

O conceito de saúde planetária permeia todos os capítulos do livro, que é resultado dos conteúdos de um curso semipresencial oferecido pelo Sustentarea a mais de 250 educadores de 17 escolas da Rede Pública de Ensino de Águas de Lindóia, em São Paulo, em 2023. Os pesquisadores buscam entender a relação entre as etapas do tradicional sistema de produção alimentar e a crise climática, identificando em detalhes como as etapas de produção, colheita, armazenamento, transporte, processamento, distribuição e descarte podem causar grandes danos ambientais, sociais e de saúde.

As ideia da publicação é também sensibilizar os educadores de todos os níveis educacionais sobre os diversos temas relacionados à alimentação e à saúde planetária, além de orientar sobre atividades e projetos considerando os componentes curriculares e o contexto de cada escola. “Com esse material, esperamos capacitar os professores a promover uma educação alimentar e nutricional de qualidade, contribuindo para a formação de indivíduos conscientes, saudáveis e comprometidos com a sustentabilidade planetária”, dizem os organizadores na introdução da obra.

Publicação trata do conceito de saúde planetária – Foto: Divulgação / Portal de Livros Abertos da USP

.
O livro contou com o apoio da professora do Departamento de Nutrição da FSP Aline Martins de Carvalho, além das pesquisadoras Beatriz Machado Martins, Catarina São Martinho, Flávia Schwartzman, Jacqueline Tereza da Silva, Larissa Melina de Lázari, Mirelly dos Santos Amorim e Tatiana Camargo.

Rotina alimentar 

De acordo com estudo feito pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) da FSP, publicado em 2023, o consumo de ultraprocessados pelos brasileiros aumentou 5,5% em dez anos. Esse aumento, segundo o livro, se relaciona com o menor preço desses alimentos, a busca por praticidade e dificuldade no acesso à alimentação saudável por parte da população.

A obra enfatiza a importância de uma rotina alimentar natural e balanceada para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, e mostra que a normalização dos ultraprocessados nas rotinas brasileiras tem um impacto negativo no meio ambiente e na saúde dos indivíduos. “De acordo com importantes estudos, o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados está relacionado ao aumento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e obesidade”, destacam as autoras no capítulo inicial.

A solução para o atual sistema alimentar, segundo elas, está no investimento em uma educação alimentar e nutricional (EAN) de qualidade para a sociedade brasileira, com foco no ambiente escolar. “Faz-se necessário o fortalecimento de políticas e estratégias de educação alimentar e nutricional, nos vários espaços, principalmente nas escolas, para que as pessoas aprendam e se sintam aptas a fazer as melhores escolhas e a adotar práticas alimentares saudáveis, conscientes e responsáveis”, ressaltam na introdução.

Composto de seis capítulos, o livro valoriza o papel da educação básica e fornece estratégias pedagógicas e iniciativas para as escolas colocarem em prática a EAN com crianças e adolescentes, além de analisar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A obra também utiliza os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para relacionar a saúde planetária com a questão alimentar.

Para fazer o download gratuito do livro Educação alimentar e nutricional para a saúde planetária clique aqui.

.

Texto adaptado de Lívia Uchoa, do IEA USP, com informações da Assessoria de Comunicação da FSP USP 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.