Dos raios cósmicos aos aceleradores de partículas: evento na USP celebra a física

Simpósio gratuito, que ocorrerá de 1º a 3 de julho, vai reunir pesquisadores da área de Física de Altas Energias para reconhecer as conquistas e planejar o futuro; evento vai comemorar também o centenário do físico César Lattes

Publicado: 06/05/2024
A trajetória de César Lattes é um dos temas de evento sobre física na USP – Foto: Núcleo de Memória/PUC Rio

.
Da criação da USP à vinculação do Brasil ao CERN – Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear e o centenário de César Lattes fazem de 2024 um ano a ser celebrado pela física brasileira. Com a proposta de reunir pesquisadores da área de Física de Altas Energias, será realizado, de 1º a 3 de julho, o simpósio Dos Raios Cósmicos aos Aceleradores de Partículas, no Instituto de Física (IF) da USP. O objetivo é olhar para o passado, reconhecendo as conquistas, e planejar o futuro da física. O evento é gratuito e a programação está disponível neste link.

O primeiro dia do evento será dedicado a tópicos que contemplam os três temas de celebração. A comemoração dos 100 anos de César Lattes, físico formado nos primórdios da Universidade de São Paulo – o que nos remete aos seus 90 anos -, bem como debates sobre o financiamento dos grandes experimentos internacionais de Física de Altas Energias e a celebração dos 70 anos do CERN. Em destaque, a participação brasileira na história do centro de pesquisa, no contexto da recém-aprovada acessão do País ao status de membro associado da organização.

No segundo e no terceiro dia acontecerão apresentações e mesas-redondas com maior enfoque à história da Física de Altas Energias no Brasil, celebrando as contribuições de César Lattes. Além das mesas, haverá também reuniões técnicas de grupos de pesquisa nas áreas de Física de Altas Energias e uma oficina direcionada a professores do ensino básico, em que se discutirá como apresentar as temáticas do simpósio para estudantes do Ensino Médio (as inscrições para a oficina de professores serão abertas em maio).

O evento é promovido pela USP, Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), e conta com apoio da Rede Nacional de Física de Altas Energias (Renafae), da Sociedade Brasileira de Física (SBF), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do INCT CERN-Brasil, e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) através de três projetos temáticos: Física e instrumentação de altas energias com o LHC- CERN, Cherenkov Telescope Array: construção e primeiras descobertas e Estudo de raios cósmicos de energias ultra-altas com o AugerPrime.

A organização do simpósio é dos pesquisadores Antonio Augusto Passos Videira (UERJ), Carola Dobrigkeit Chinellato (Unicamp), Cibele Celestino Silva (Instituto de Física de São Carlos da USP); Ignacio Bediaga (CBPF), e de Ivã Gurgel, Luiz Vitor de Souza Filho e Marcelo Gameiro Munhoz, todos do Instituto de Física da USP (IFUSP).

Simpósio Dos Raios Cósmicos aos Aceleradores de Partículas
Data: de 1º a 3 de julho, das 9h às 18h
Local: Auditório Abrahão de Moraes do Instituto de Física da USP (Rua do Matão, 1.371, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo)

Mais informações no site do evento em bit.ly/100anoslattes pelo e-mail: comunica@if.usp.br