Design e arquitetura e urbanismo têm inscrições abertas para mestrado e doutorado na USP

Processo seletivo do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP conta com 144 vagas de ampla concorrência e 49 vagas destinadas para ações afirmativas; inscrições vão até o dia 4 de agosto

19/07/2023 - Publicado há 10 meses
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP tem inscrições para pós-graduação – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP tem inscrições abertas para pós-graduação na modalidade stricto sensu, que compreende os cursos de mestrado e de doutorado, em design e arquitetura e urbanismo. Os cursos são gratuitos e se iniciam em 2024. As inscrições podem ser realizadas até as 12 horas do dia 4 de agosto, com o pagamento da taxa de R$ 214,00 pelo site da Fuvest neste link.

Em arquitetura e urbanismo são sete áreas de concentração e até 118 vagas no total, distribuídas entre os cursos de mestrado e doutorado. Destas, 41 vagas são reservadas para ações afirmativas. Em design são até 26 vagas distribuídas entre mestrado e doutorado em uma área de concentração, das quais oito são destinadas para ações afirmativas. No momento da inscrição o candidato deverá optar por concorrer às vagas para ações afirmativas (AAf) ou para ampla concorrência (AC). A Fuvest disponibiliza manuais de orientação para o candidato, um para Arquitetura e Urbanismo e outro para Design.

Para a candidatura ao mestrado é necessário possuir diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Os estudantes da USP devem ter a colação de grau concluída até os períodos de matrícula do ano de 2024. Candidatos de outras instituições também podem se candidatar, desde que tenham diploma expedido até os períodos de matrícula do ano de 2024. Serão aceitos diplomas de tecnólogo ou graduação de curta duração, desde que não sejam caracterizados como licenciatura curta.

Para a candidatura ao doutorado é necessário ter o diploma de mestrado reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os mestres da USP devem ter sua defesa homologada até os períodos de matrícula do ano de 2024. Mestres com diploma obtido no exterior, desde que reconhecido nacionalmente ou equivalente ao da USP, também podem se candidatar. A equivalência, se aceita pela Comissão de Pós-Graduação (CPG), não configura reconhecimento de diploma no País.

O processo de seleção para o mestrado possui três etapas. Primeiro, a avaliação do projeto de pesquisa e do currículo de cada candidato. Depois, uma prova escrita, realizada on-line. E, por último, uma arguição oral em que o candidato deve apresentar e justificar a pertinência e relevância de seu projeto de pesquisa e currículo. Para o doutorado são duas etapas: a avaliação do projeto de pesquisa e do currículo de cada candidato e, depois, a arguição oral.

As arguições serão realizadas por videoconferência, em português, entre o candidato e, no mínimo, dois professores do Programa de Pós-Graduação.

Confira todas as informações sobre o processo seletivo da pós-graduação da FAU em https://www.fuvest.br/fauusp.