Da matrícula à formatura, documentário mostra jornada de alunos da primeira turma de Medicina da USP em Bauru

Jovens narram os desafios, adaptações e conquistas em seis anos de amadurecimento no curso de Medicina da USP em Bauru; vídeo está disponível no Youtube

19/02/2024 - Publicado há 2 meses
Filme acompanha a jornada de João Vitor Lanzarin, Juliana Dorigan, José Henrique Pinheiro, Luiz Musso e Luana Roris, alunos do curso de Medicina – Foto: Divulgação/TV USP

.
Uma jornada de seis anos de a
madurecimento. É essa a proposta do documentário A Primeira Turma, filme produzido pela TV USP Bauru, órgão de comunicação da Prefeitura do Campus da USP em Bauru, e que acompanha cinco alunos da primeira turma do Curso de Medicina da USP Bauru, vinculado à Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, desde o dia da matrícula até a formatura. O longa, que faz parte das comemorações dos 90 anos da USP, está disponível no Youtube neste link.

Com uma hora e seis minutos de duração, o documentário mostra os desafios, adaptações, tristezas, alegrias, sonhos e conquistas de cinco alunos da simbólica primeira turma de Medicina. São eles: João Vitor Mota Lanzarin, José Henrique Pereira Pinheiro, Juliana Yeto Dorigan, Luana Alves Roris e Luiz Eduardo Sibien Musso.

“Nossa ideia foi mostrar o amadurecimento do curso de Medicina por meio do amadurecimento desses alunos. Mostrar quem eles eram no dia da matrícula e quem eles são agora, saindo da USP formados. Tem uma frase no audiovisual que diz ‘Para se contar a história dos Correios, conte a história de uma carta’. Foi essa a nossa proposta”, destaca Guilherme Bacciotti, editor de imagens e artes da TV USP Bauru.

Os primeiros depoimentos foram colhidos em fevereiro de 2018, quando os alunos chegaram ao campus. Depois, houve novas entrevistas ao fim do primeiro ano e no término do curso, acompanhando esses jovens também na esperada formatura.

José Henrique Pinheiro sendo entrevistado no dia da matrícula por Guilherme Bacciotti – Foto: Divulgação/TV USP

.
“Nesse percurso todo, tivemos uma pandemia; e eles falam sobre como foi atravessar tudo isso no documentário. Além das experiências pessoais e das dificuldades, contam como foi participar da formação do curso, já que eram da primeira turma, e de conquistas históricas, como o movimento pela abertura do Hospital das Clínicas”, complementa Vitor Oshiro, jornalista da TV.

“Nossa proposta não foi fazer um institucional do curso de Medicina da USP em Bauru. Foi mostrar a formatação desse curso de dentro, de quem estava vivendo ele. Então, por isso dizemos que é uma jornada de amadurecimento dos alunos e do próprio curso. Inclusive, tem uma pergunta que fizemos em todas as entrevistas: ‘quem é você?’. E é muito legal ver quem eram essas pessoas lá no início de 2018 e quem elas são agora, seis anos depois”, finaliza Paula Marques, produtora da TV.

Nova maneira de se formar médicos

O curso de Medicina da USP em Bauru foi implantado em fevereiro de 2018 e, desde a sua criação, tem ficado entre os três mais concorridos do vestibular da USP, organizado pela Fuvest: em 2018 foram 105,88 candidatos por vaga; 86,9 em 2019; 124,21 em 2020; 78,4 em 2021; 96,1 em 2022; 78,3 em 2023 e 78,2 em 2024. Ao todo, são ofertadas 60 vagas por ano em período integral.

A colação de grau da primeira turma foi realizada dia 10 de novembro de 2023, com 52 alunos que concluíram o curso de Medicina da USP em Bauru.

O curso foi pensado como uma “nova maneira de se formar médicos”, com atuação dos estudantes na rede de saúde de Bauru desde o primeiro ano. O curso é vinculado atualmente à FOB mas há a proposta para a criação de uma nova unidade, a Faculdade de Medicina de Bauru da USP, que está sendo analisada pelas instâncias decisórias da Universidade e será submetida para aprovação final do Conselho Universitário.

Clique no player abaixo para conferir o especial A Primeira Turma:

A programação da TV USP Bauru pode ser conferida nas redes sociais: Youtube, Instagram e Facebook. Os programas também são exibidos na TV Câmara Bauru (canais 10 da NET ou 60.3 UHF digital), com estreias inéditas toda quinta-feira, às 20h.

.

Texto adaptado de Marianne Ramalho, da Comunicação da USP em Bauru, com informações de Vitor Oshiro, da TV USP Bauru