Curso para educadores ensina como usar a gamificação para deixar as aulas mais motivadoras

Gratuito e on-line, curso promovido por doutoranda do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP será oferecido nos dias 16, 17 e 18 de abril

Publicado: 15/04/2024
Aberto a todos os interessados e gratuito, o curso é totalmente on-line e será ministrado pela doutoranda Isabelle Melo do Nascimento, do ICMC – Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

.
Estimular os educadores a descobrirem abordagens engajadoras e motivacionais para facilitar o processo de aprendizagem. Esse é o principal objetivo do curso Imersão em Gamificação na Educação, que será realizado nos dias 16, 17 e 18 de abril de forma on-line. Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível neste link.

Aberto a todos os interessados e gratuito, o curso será ministrado pela doutoranda Isabelle Melo do Nascimento do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos. Durante os três dias, os participantes terão a oportunidade de compreender desde os fundamentos da gamificação na educação até estratégias personalizadas.

Confira os tópicos que serão abordados durante as aulas:

• Quando e como gamificar uma aula: introdução à gamificação na educação; definição de gamificação e sua aplicação na educação; importância do engajamento dos estudantes para o sucesso acadêmico; cenários em que devemos optar pela gamificação; implementação de exemplos de atividades e recursos de gamificação em sala de aula.
  • Gamificando sem uso de tecnologias digitais: introdução à gamificação desplugada; atividades de gamificação desplugada promovendo colaboração, competição saudável e motivação sem tecnologia digital (uso do UnplugGamify)
  • Personalizando a gamificação de acordo com as necessidades dos estudantes: entendimento das necessidades dos estudantes e perfis de aprendizagem; apresentação da gamificação personalizada (elementos, designs e estratégias); desenvolvimento de gamificação personalizada usando o sistema Eagle-edu.

Para saber mais sobre o curso acesse este link. Dúvidas: escreva para isabelle.melo@usp.br ou envie uma mensagem para (11) 95660-35

.

Texto: Assessoria de Comunicação ICMC-USP